No último dia 1º de julho, foi inaugurada, no Hospital Regional Unimed (HRU), uma Agência Transfusional do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). A unidade, que funcionará 24h por dia e está localizada no 4º andar (ala Norte) do hospital, é responsável pela viabilização das transfusões dos hemocomponentes (hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado) do hospital. O HRU conta também com parceria com o Fujisan.
Para a coordenadora da Oncologia e Hematologia do HRU, Dra. Beatriz Pitombeira, a parceria com o Hemoce surge como mais uma opção para os pacientes do hospital receberem com mais facilidade os serviços de hemoterapia aliados à qualidade na prestação de serviços do HEMOCE. “Nosso ideal, de levar o melhor ao nosso paciente, é reafirmado com essa parceria. Por meio dela, conseguiremos, ainda mais, auxiliar os pacientes que precisam de serviços hemoterápicos já que seguiremos um caminho mais ágil com o HEMOCE dentro do nosso hospital”, reforça.
Diferença entre banco de sangue e agência transfuncional
Apesar de parecidos, os bancos de sangue e agências transfusionais têm finalidades diferentes. O banco de sangue é o local onde é feito todo o processo, desde a captação e cadastro do doador até a coleta do sangue, armazenamento e liberação do material. Já a agência transfusional é o local que se recebe as bolsas já fracionadas com todos os testes imunológicos do doador, para ser utilizada nos setores do hospital.