Investimento ] A ala contará com atendimento de urgência e emergência 24h, internação, centro cirúrgico e UTI pediátricos e vem para suprir uma necessidade da população de Fortaleza
A partir dessa segunda-feira, 04 de abril, o Hospital São Camilo Cura d’Ars passará a contar com uma ala pediátrica com capacidade para atender 4.000 crianças por mês. A nova ala contará com atendimentos de urgência e emergência 24h, além de internação, centro cirúrgico e UTI pediátricos. Nesse primeiro mês funcionarão o pronto atendimento e as internações clínicas e, em breve, começará a funcionar o centro cirúrgico e a UTI. A médica pediatra, Dra. Carolina Parente, será a coordenadora da enfermaria e emergência pediátricas.
Segundo o diretor administrativo do Hospital São Camilo Cura d’Ars, Aldenis Machado, a iniciativa de inaugurar a ala pediátrica tem como objetivo suprir uma demanda da população da capital que é usuária de planos de saúde que não tem hospital próprio. “Serão beneficiados com o atendimento pediátrico boa parte dos planos da rede Unidas, como Cafaz, Camed e Saúde Caixa, além dos usuários das redes Amil e Bradesco Saúde”, explica. No total, em torno de 35.000 crianças são beneficiárias desses planos em Fortaleza.
A nova ala do hospital contará com centro cirúrgico e UTI voltados somente para a pediatria, além de 18 leitos de internação entre apartamentos e quartos semi-privativos. O pronto atendimento 24h e a UTI funcionarão na unidade Costa Barros, já os leitos de internação e o centro cirúrgico funcionarão na nova unidade Nogueira Acioly, anexa ao primeiro prédio.
Hospital São Camilo Cura d’Ars
O Hospital São Camilo Cura d’Ars está há 43 anos atuando no Ceará, destacando-se na área de Obstetrícia, sendo o hospital particular que mais faz parto em Fortaleza. Entre as décadas de 1970 e 1980 foi a principal maternidade do estado do Ceará. Nos anos 2000, depois de uma forte crise, sua gestão passou a ser conduzido pela Sociedade Beneficente São Camilo, uma instituição italiana, presente no Brasil desde 1923.
Desde então, o hospital deu início a um processo de modernização e diversificação de suas atividades, passando a atender outras especialidades médicas. A unidade Costa Barros conta hoje com 156 leitos e o apoio de quase 1.000 profissionais, entre funcionários e médicos. Já a nova unidade Nogueira Acioly, que abriu no último dia 19 de fevereiro, quando estiver funcionando em sua plenitude, contará com 140 novos leitos entre apartamentos, quartos semi privativos e leitos de UTI e deve empregar, até o fim do ano, mais 500 novos profissionais. Com a expansão, o Hospital São Camilo Cura d’Ars passará a ter 24.000m² de área construída, sendo 15.500m² da nova unidade e 8.500m² do primeiro prédio.
A unidade Nogueira Acioly começou a operar com o selo nível I de qualificação ONA (Organização Nacional de Acreditação). Essa certificação é concedida a instituições que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. Com a expansão, o Hospital São Camilo Cura d’Ars passou a oferecer os serviços de Urgência e Emergência em Cardiologia, Clínica Médica, Obstetrícia e, agora, com ala pediátrica. Em breve, a unidade terá ainda atendimento na área de Traumatologia.
O Hospital São Camilo Cura d’Ars tem um sistema híbrido que garante atendimento pelos principais planos de saúde e também pelo SUS. Através do Sistema Único de Saúde são atendidos cerca de 1.600 pacientes por mês nas especialidade de obstetrícia, neonatologia e oncologia (cirurgia oncológica e quimioterapia), o que corresponde a 50% do atendimento da instituição, além disso, também pelo SUS, já foram realizados dois transplantes de medula. Em números totais, realiza cerca de cinco mil partos e quinze mil cirurgias por ano e atende cerca de quarenta mil pacientes por ano em seu Serviço de Emergência.
SERVIÇO:
Hospital São Camilo Cura d’Ars
Unidade Costa Barros
Rua Costa Barros, 833 – Centro
Unidade Nogueira Acioly
Rua Nogueira Acioly, 453 – Centro
- postado por Oswaldo Scaliotti