O município de Quixadá, no Sertão Central, recebe a primeira edição do Festival Sertão & Diversidade, que ocorre entre os dias 16 e 18 de novembro. O evento cultural discute questões de gênero e diversidade se valendo, principalmente, da linguagem audiovisual. A ideia é ampliar as discussões sobre a temática a partir da vivência de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (LGBTs), sobretudo aquelas atravessadas pelo sertão.
As atividades vão se concentrar na
Entre os destaques, está o filme documental Baile de Formatura, do paulista Lufe Steffen, que resgata histórias do baú de memórias de LGBTs em bailes de formatura do passado e narra o sonho de Antônio, um estudante que organiza bailes de formatura e que sonha em ser convidado para um deles.
Também na programação, o curta cearense Vando Vulgo Vedita, dirigido por Andréia Pires e Leonardo Mouramateus, que foi premiado na Mostra de Cinema de Tiradentes deste ano. O festival exibe ainda Divinas Divas, de Leandra Leal; Formigas, de Verônica Guedes; Eu não quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro, entre outros filmes.
Fora do audiovisual, o evento conta também com um pocket show com o ator Silvero Pereira e com oficina de drag queen ministrada por Deydiane Piaf, ambos do coletivo As Travestidas. Há ainda o lançamento do livro Cinema Noir, de Bertrand Lira.
O Festival Sertão & Diversidade é uma realização da Fundação Assum Preto, através da Escola de Cinema do Sertão, pelo Núcleo de Pesquisas e Experimentos Audiovisuais (NAVI), vinculado ao Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Quixadá, com a colaboração do Coletivo Sertão Diversidade.
Mostra competitiva
Dentro da programação do festival, vai ocorrer a I Mostra Competitiva Desarme Seus Olhos. Trata-se de competição de curta-metragem de até 60 segundos produzidos por estudantes das escolas públicas do município. A competição será dividida em duas modalidades: Nível Fundamental II (8º e 9º ano) e Nível Médio (1º e 2º ano).
A mostra é uma parceria com a Secretaria da Educação de Quixadá e a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 12. Um dos critérios adotados para a mostra competitiva é que os vídeos elaborados pelos estudantes
ialoguem com a temática LGBTs. Os vídeos ganhadores serão exibidos durante a programação noturna do festival.
Fundação Cultural Rachel de Queiroz
Mídias sociais
Página no Facebook: https://www.facebook.com/sertaoediversidade/
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/127124031324859/
- postado por Oswaldo Scaliotti