Acontece de 16 a 21 de janeiro a I Mostra do Curso Princípios Básicos de Teatro – Montagens 2017 do Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). No palco, o público poderá conferir os espetáculos “Estribilho”, “Crias da Terra” e “Trinta e Duas” e o show de lançamento do álbum “Estribilho [Trilhos Sonoros]”, sempre a partir das 19h.
Além das montagens do CPBT do TJA, a Mostra contará com uma apresentação do espetáculo criado pelos alunos do Curso de Formação Básica em Teatro do CCBJ a partir da Oficina de Dramaturgia, realizada pelo dramaturgo Rafael Barbosa.
O CPBT é uma realização do Theatro José de Alencar em parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação do Ceará, desde 1991. Hoje as aulas são ministradas pelos professores Joca Andrade, Juliana Veras e Neidinha Castelo Branco.
* Programação
> Dia 16 de janeiro – Estribilho <
Uma reflexão ácida e poética sobre as opressões na sociedade contemporânea. O espetáculo, repleto de músicas, embarca num trem circense construindo um trilho no horizonte para discutir a dor e o sabor nas relações humanas.
> Dia 17 de janeiro – Show de lançamento álbum Estribilho [Trilhos Sonoros] e “As farsas da enganação”
O show Estribilho [Trilhos Sonoros] é uma composição cênica musical de lançamento do álbum, que contém as canções do espetáculo Estribilho. O projeto partiu de uma construção coletiva da equipe que compõe o espetáculo.
I Mostra CPBT – Montagens 2017 convida Curso de Formação Básica em Teatro – Centro Cultural Bom Jardim
Baseados na farsa, gênero teatral dramático e cômico, os personagens excêntricos e histriônicos são apresentados em situações simples do cotidiano, a partir de um olhar crítico sobre a enganação humana.
> Dia 18 e 19 de janeiro – Crias da Terra <
Nuances do universo feminino representadas em diferentes contextos, porém, com um fator em comum, ser mulher em uma sociedade patriarcal. Entre dores e amores as personagens compartilham memórias e vivências. Mulheres comuns que possuem resistência de deusas, verdadeiras crias da natureza.
> Dia 20 e 21 de janeiro – Trinta e Duas <
Marly e Eunice, que seguem como retas paralelas trilhando caminhos que nos levam a uma jornada pela memória da resistência marginal de Fortaleza. A fartura da elite fortalezense nos anos 30 contrasta com a seca que se alastrou no interior do Ceará, e o poder esmagador da especulação imobiliária contemporânea enfrenta uma comunidade resistente à beira do trilho.
– Serviço
Data: 16 a 21 de janeiro de 2018
Local: Palco Principal e Sala de Teatro Nadir Papi Saboia
Horário: 19h
Ingressos: R$10 e R$5 / Gratuito no dia 17 de janeiro
Classificação Indicativa:
16 e 17 de janeiro – livre
18 e 19 de janeiro – 12 anos
20 e 21 de janeiro – 12 anos