Desde o dia 1° de outubro, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), assim como diversos pontos turísticos e importantes no mundo, está iluminado com a cor rosa que identifica a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, Outubro Rosa. No Instituto, a iluminação especial tomou conta de todo o prédio do Hospital Haroldo Juaçaba e do jardim interno que leva ao setor da Radioterapia.
A campanha Outubro Rosa tem como seu principal objetivo incentivar as mulheres à procura do exame de mamografia, que detecta se há algo comprometido na mama, assim como o tumor ainda no início de sua aparição. De acordo com o chefe do serviço de Mastologista do ICC, Dr. Francisco Pimentel Cavalcante, a mulher que descobre a doença precocemente tem 95% de chance de cura, daí a importância de realizar a mamografia regularmente. O câncer de mama é, atualmente, o que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, apenas em 2014 foram registrados 57.120 casos de câncer de mama. A expectativa para 2015 é de 57.000 novos casos no país sendo 19.000 nas capitais e cerca de 38.000 nas cidades do interior brasileiro.
A iluminação estará presente no Instituto diariamente, a partir das 18 horas, durante a campanha de combate ao câncer de mama, Outubro Rosa, que ocorre em todo o mês de outubro.
* postado por Oswaldo Scaliotti