O Réveillon de Fortaleza, o maior do Norte e do Nordeste, retorna ao público com a proposta de ter a sustentabilidade como bandeira e terá o iFood como parceiro de sustentabilidade. A empresa brasileira referência em delivery vai atuar em ações de reciclagem, apoiando a Prefeitura de Fortaleza na entrega da praia limpa após os eventos da virada de ano, que acontecem dia 30 e 31 de dezembro.
Por meio do projeto Re-ciclo, que conta com o patrocínio do iFood, a previsão é recolher 15 toneladas de resíduos recicláveis nos dois dias de festa e gerar uma renda de R$70 mil com a venda dos materiais, que vai beneficiar os catadores. Além disso, o iFood vai uniformizar cerca de 50 catadores e promover uma bonificação de acordo com o número de material recolhido. “Essa é parte de uma jornada que a gente vai construir junto a cidade, prefeitura e cidadão para fazer de Fortaleza uma cidade referência em sustentabilidade. O nosso projeto vem tentar trazer a sensibilização e a tangibilização de que um evento desse tamanho também deixa várias marcas no nosso planeta. É por isso que estamos nessa parceria para fazer uma cidade e um evento cada vez mais limpo”, afirma Alexandre Lima, gerente de sustentabilidade do iFood.
Re-ciclo – Essa parceria do iFood junto a Prefeitura de Fortaleza dá continuidade a ações de sustentabilidade que a empresa vem apoiando na cidade. Em setembro de 2022, surgiu o Re-ciclo, uma plataforma gratuita de coleta de recicláveis em Fortaleza, patrocinada pelo iFood, e que faz parte do Programa Mais Fortaleza. O objetivo é que, em 10 meses, a coleta seletiva porta a porta chegue a cinco bairros e retire 370 toneladas de resíduos.
Ainda em setembro, o iFood lançou, em parceria com a MANUIA, o “Guia para Cidade Modelo em Gestão de Resíduos e Reciclagem”, uma publicação criada para orientar os municípios sobre como podem incluir ações eficazes de reciclagem.
Fortaleza foi a primeira cidade a aderir a esse modelo de gestão de resíduos, por meio do projeto Re-Ciclo, aliado à instalação e manutenção de ecopontos e ao cadastramento de restaurantes e estabelecimentos da orla da cidade que tinham interesse em participar do projeto.
iFood Regenera – As iniciativas foram pensadas para apoiar as metas do iFood Regenera, o programa de metas ambientais do iFood que possui dois grandes objetivos: acabar com a poluição plástica das suas operações de delivery e tornar-se neutra na emissão de carbono até 2025, esperando que pelo menos 50% de suas entregas sejam feitas em modais não poluentes.
Para concluir esse objetivo, o iFood conta com diversas iniciativas, dentre elas, o investimento em veículos sustentáveis, como bicicletas e motos elétricas.
Além disso, a empresa está trabalhando no desenvolvimento de embalagens sustentáveis e em cooperativas de reciclagem para ampliar sua capacidade produtiva e melhorar a renda dos cooperados, por meio do programa Reverte, de logística reversa de isopor, que promove a reciclagem do resíduo e a aceleração de cooperativas.
Desde o início da campanha iFood Regenera (2021), foram arrecadados mais de 390k reais para plantio de mudas em parceria com a SOS Mata Atlântica, o CO2 compensado até agora é mais de 430k tCO2e, a percentagem de Modais Não Poluentes subiu para 20,89% e o total de entregas limpas acumuladas em 2022 foi de mais de 48 MM.
Com relação a meta que envolve o plástico, já foram reduzidas 600 toneladas de plástico desde o início da campanha, quase 295 milhões de pedidos foram entregues sem envio de itens plásticos, e mais de 900 mil embalagens sustentáveis estão circulando esse ano impulsionadas ou subsidiadas pelo iFood. Além disso, foi reciclado um volume equivalente a 6 mil toneladas de resíduos coletados a partir de projetos patrocinados que estimulam o descarte correto e a educação ambiental.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.
Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile – líder global em marketplaces móveis.
Para mais informações sobre o iFood, suas novidades e a nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News.