Com a retomada da abertura dos restaurantes em diversas cidades do país e os desafios socioeconômicos gerados por conta da pandemia, ainda restam dúvidas de como estes estabelecimentos vão conseguir se manter economicamente ativos sem elevar seus custos de despesas básicas, como consumo de água e energia. Para o iFood, criar oportunidades de desenvolvimento é fundamental para contribuir no dia a dia e desafios de seus parceiros. A empresa viabilizou o programa Vantagens do Chef, que está diretamente ligado a proporcionar economia em despesas do dia-a-dia, e que também já tem trazido importantes resultados em sustentabilidade. Com mais de sete mil estabelecimentos cadastrados em parcerias que tragam impacto positivo no meio-ambiente, já foram gerados R$ 15 milhões por ano de economia através de coleta de óleo e produção de sabão para a comunidade local, além de ações para redução de consumo de água, implementação de energia limpa, entre outros.
De acordo com Arnaldo Bertolaccini, diretor de experiência do restaurante do iFood, o programa surgiu como uma alternativa frente à crise enfrentada pelo setor por conta da pandemia. “A expectativa é que os restaurantes possam economizar até R$4 mil mensalmente em serviços essenciais para o seu funcionamento”.
O programa tem a intenção de oferecer descontos e facilidades exclusivas para os restaurantes cadastrados, em diversos serviços como gás, internet, eficiência energética, contabilidade, marketing digital, energia limpa, cursos, arquitetura e outros. Essa iniciativa contempla toda a base de parceiros do aplicativo no Brasil, atualmente em cerca de 270 mil estabelecimentos, com acesso a mais de 40 empresas nesses diferentes produtos e serviços.
Segundo Adriana Dias Oliveira, proprietária do Summer Comfort Food de Campinas, que fechou parceria com a Supergasbras por meio do Vantagens do Chef, já está colhendo resultados positivos. A comerciante foi informada sobre os benefícios do programa pelo próprio iFood e ficou surpresa com a possibilidade de economizar no uso de gás, seu principal gasto. “Sempre quis usar o gás a granel, mas não poderia investir na instalação do equipamento. Já com a parceria do iFood e Supergasbras foi rápido e fácil, não tive nenhum gasto e pago apenas o que eu uso. Contar com a ajuda de uma grande empresa, como o iFood, que pensa também no pequeno empresário, é gratificante. O pessoal do iFood é muito parceiro”, relata Adriana.
Além disso, o programa visa alcançar até 100 mil novos estabelecimentos parceiros até 2022, gerando uma redução de custos entre 20% e 80%, em descontos de serviços e produtos, utilizados diariamente pelos restaurantes.
Portal do Parceiro
Há também o Portal do Parceiro em que o responsável da operação ou funcionários podem fazer alterações nas informações do negócio, como mudar o horário de funcionamento, atualizar o cardápio, consultar relatórios de vendas ou mesmo criar promoções. O Portal também é um canal importante de comunicação e é a plataforma por onde é realizado o atendimento do iFood para restaurantes.
Os comerciantes também contam com o eComanda, empresa de gestão cujo principal produto é um sistema de automação para restaurantes, principalmente os restaurantes de pequeno e médio porte, que muitas vezes não contam com sistemas digitais de controle. Além disso, o iFood Shop, marketplace que reúne os principais fornecedores de embalagens e insumos com ofertas diferenciadas para os negócios, garante mais de 30 mil itens com descontos.
iFood em números:
- +700 restaurantes economizarão 2MM de reais por ano com a coleta de óleo
- +1200 restaurantes economizarão 14MM de reais por ano com economia de água
- + 100 rests economizarão 1MM de reais por ano com energia limpa
- +4 milhões de litros de água economizados segundo o parceiro
- +4 toneladas de sabão para comunidades feitos com óleos arrecadados com os restaurantes
- +20 milhões de pedidos sem itens plásticos descartáveis (talheres, canudos e guardanapos)
Além disso, vale a pena ressaltar as iniciativas em prol à sustentabilidade e meio ambiente que o iFood já coloca em prática:
Redução de Co2
Desde julho, 100% das entregas do iFood são compensadas antecipadamente em CO2, e os recursos são investidos em projetos de preservação da Floresta Amazônica. Para isso, a foodtech firmou parceria com a startup ambiental Moss﹒Earth e fez um inventário para saber o quanto seria emitido nas operações no segundo semestre deste ano. A iniciativa é inédita, porque as empresas geralmente adotam esse procedimento no carbono já emitido. De julho, até o fim de 2021, o iFood terá preservado uma área de aproximadamente 1,25 milhão de metros quadrados na Floresta Amazônica, equivalente a 125 campos de futebol. A área escolhida fica na região de Lábrea, no Amazonas, no projeto Fortaleza do Ituxi.
Redução de plástico
A empresa traçou a meta de zerar a poluição plástica até 2025. Para isso, o iFood disponibilizou em seu app uma opção em que o cliente pode escolher não receber talheres plásticos. O objetivo é engajar os consumidores e, por esse motivo, a opção será ampliada para canudos e sachês. A companhia já atingiu mais de 50 milhões de pedidos entregues sem talheres plásticos e estima que, com isso, deixaram de circular mais de 50 toneladas de plásticos de uso único no delivery da empresa.
Motos elétricas
Outra iniciativa refere-se à forma de entrega no delivery, com o objetivo de que 50% das entregas sejam feitas por meio de modais não-poluentes até 2025. O iFood firmou uma parceria com uma montadora e já dispõe de 30 motos elétricas em fase de testes. A previsão é alcançar mais de 10 mil nos próximos 12 meses.
Bikes
Ainda dentro da aposta em modais sustentáveis, a empresa fechou parceria com a Tembici, o iFood Pedal, projeto desenvolvido exclusivamente para entregadores, e que oferece planos acessíveis para o aluguel de bikes elétricas e bikes convencionais, pontos de apoio, capacitação e kit personalizado com itens úteis para o seu dia a dia das entregas. Atualmente, mais de 13 mil entregadores estão cadastrados e um milhão de pedidos foram entregues em São Paulo e no Rio de Janeiro. O plano é expandir o projeto para outras cidades e, assim, aumentar o percentual de entregas limpas. Assim como as motos, as bikes elétricas garantem menor esforço e poluição, além de representarem menor custo para os entregadores.
Embalagens do futuro (para substituir plástico)
Buscando uma alternativa de embalagem sustentável para o meio ambiente e viável para restaurantes e consumidores, o iFood, em parceria com a Suzano – referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto – lançou o desafio Embalagens do Futuro, que tem como objetivo desenvolver embalagens sustentáveis para o setor de entrega de refeições. Aberto para a sociedade, as inscrições foram encerradas em agosto e os projetos vencedores serão conhecidos neste mês de setembro.
Fazenda Urbana
O iFood também acaba de criar uma horta nas alturas de 950 m² direcionada ao cultivo de hortaliças, frutas e legumes frescos e livres de agrotóxicos. Localizada no sétimo andar da sede do iFood, o cultivo tem como objetivo levar alimentos para centenas de famílias carentes por meio do Banco de Alimentos de Osasco. Além de beneficiar a população mais vulnerável, a estratégia reduz o tempo de transporte dos produtos, diminuindo a emissão de carbono pelos veículos e reduzindo o desperdício de alimentos. Por mês, são produzidas cerca de 1.7 toneladas desses alimentos que são direcionados às mais de 3 mil famílias cadastradas no Banco de Alimentos de Osasco.
Sobre o iFood
O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.