- Após estabelecer metas de ESG até 2025, incluindo zerar a poluição plástica e impactar 5 milhões de pessoas através do incentivo à educação, a foodtech já evitou o envio de mais de mil toneladas de plástico
- Empresa soma cerca de 100 mil inscritos em sua plataforma de formação contínua
Um ano depois de estabelecer metas desafiadoras a serem atingidas até 2025, o iFood investiu R$15 milhões para estruturar projetos que, nos próximos anos, vão contribuir para a construção de um país mais sustentável e inclusivo. Entre as iniciativas de destaque, a foodtech já fez mais de 35 milhões de entregas por modais não-poluentes (bike convencional, bike elétrica, moto elétrica e patinetes) e evitou o envio de mais de mil toneladas de itens plástico de uso único em cerca de 130 milhões de pedidos. Outra aposta é na educação e inclusão, frente a qual já emitiu mais de 98 mil certificados para entregadores, restaurantes e mercados em cursos de capacitação profissional e também de desenvolvimento pessoal por meio da plataforma iFood Decola.
Os resultados fazem parte de grandes metas estipuladas na área de ESG, incluindo a de tornar-se neutro na emissão de CO2, com o objetivo de realizar 50% das entregas por modais não poluentes e zerar a poluição plástica no delivery até 2025, objetivos estabelecidos no iFood Regenera, projeto com foco no meio ambiente. Já na área de educação, a empresa busca formar e empregar 25 mil pessoas de perfis sub representados em tecnologia, como forma de promover a inclusão social por meio da tecnologia e, ao mesmo tempo, reduzir o apagão de mão de obra na área.
Nessa frente, a foodtech atua desde a educação básica até o desenvolvimento de habilidades para o futuro do trabalho, com iniciativas voltadas não só para o seu ecossistema de parceiros, mas também para a sociedade. Com esse propósito, o iFood pretende alcançar outro compromisso na área: incentivar a educação de forma geral, impactando 10 milhões em até três anos.
“Nós temos um sonho grande e uma vontade genuína de promover mudança. Para que o futuro seja mais próspero e inclusivo, precisamos passar pela Educação. Acreditamos no seu poder transformador e que a mesma inovação e tecnologia que guiam o nosso negócio também serão os propulsores para gerar impactos em grande escala, oferecendo oportunidades principalmente para grupos minorizados”, afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis do iFood.
Meio ambiente
Um dos pilares das metas da foodtech está ligado à sustentabilidade, área em que a empresa desenvolve o programa iFood Regenera. A iniciativa está centrada em oito projetos, um deles dedicado a aumentar as entregas feitas por modais não poluentes. Nessa frente, a empresa lançou o iFood Pedal, o primeiro serviço do mundo a oferecer aluguel de bicicleta exclusivo para entregadores. Assim, já foram realizados mais de 1 milhão de pedidos entregues com bikes elétricas e bikes convencionais compartilhadas, evitando a emissão de 271 toneladas de CO2 na atmosfera. Ao todo, já existem mais de 15 mil entregadores cadastrados neste modelo de entrega.
Outro destaque é a parceria com a montadora brasileira VOLTZ, para lançar a primeira moto elétrica exclusiva para entregadores parceiros do iFood, que será disponibilizada com condições de preço e financiamento especiais.
Para reduzir o plástico, a empresa, por meio da disponibilização de uma opção no app, conseguiu que mais de 130 milhões de pedidos fossem feitos sem o uso do material, com mais de 119 mil restaurantes participando da campanha. A empresa ainda firmou parceria com a Suzano no desenvolvimento de novas embalagens sustentáveis para os estabelecimentos parceiros.
O iFood também a implantação de pontos de descarte voluntário de resíduos recicláveis (PEVs) e, hoje, conta com mais de 80 pontos nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Também foram feitos mutirões de coleta de resíduos nas praias do Rio de Janeiro (parceria com Recicla Orla) e incentivo à reciclagem através de benefícios aos catadores, disponibilizando geração de renda, alimentos, cursos e vouchers de desconto. Como resultado, mais de 2,4 mil toneladas de resíduos foram reciclados, além de remunerar os catadores em mais de R$70 mil em parceria com a Coletando.
Ainda na frente da sustentabilidade, os investimentos e parcerias em projetos de preservação e reflorestamento, como a SOS Mata Atlântica, arrecadaram valor equivalente à compra de 50 mil mudas de árvores através de doações feitas pelo iFood, empresas parceiras e pelos clientes no aplicativo do iFood. As primeiras 30 mil foram plantadas em março na cidade de Porto Feliz (SP) e as outras serão plantadas até o final de abril em Marabá Paulista (SP).
Educação
As iniciativas na área educacional vão desde o despertar do interesse pela tecnologia na educação básica, ajudando também a tornar a escola um ambiente cada vez mais atraente ao jovem, até a formação na área — olhando especialmente para o público sub-representado ou de baixa renda — em uma plataforma focada na carreira em tecnologia.
Já especificamente no setor de tecnologia, a meta é formar e empregar 25 mil pessoas de perfil sub representado no setor de TI até 2025. Nessa área, o programa Potência Tech, lançado em outubro de 2021, já ofereceu mais de 4 mil bolsas para formação e somou 27 mil inscritos de baixa renda ou de perfil sub-representado em cursos que buscam sanar o apagão de mão de obra no segmento e ainda aumentar a diversidade e inclusão dentro deste mercado.
Outra iniciativa de destaque é o iLab, que já contratou 40 recém-formados em cursos de tecnologia com objetivo de acelerar o seu desenvolvimento dentro do iFood dando continuidade ao processo de formação que contempla inglês, habilidades socioemocionais e técnicas, mentoria e prática..
Um dos impactados positivamente pelas iniciativas do iFood é Donovan Társis, que trabalhava com instalação, limpeza e manutenção de climatizadores em prédios comerciais e industriais, e hoje é contratado da empresa. “A bolsa de estudos de uma parceria entre o iFood e a Cubos Academy foi a chance perfeita para que eu pudesse iniciar, de verdade, na área da tecnologia”, diz. “Ser um FoodLover (como são chamados os funcionários da foodtech) é uma sensação única, de saber que faço parte de algo grande e que está mudando o mundo. Estamos em um lugar onde nem mesmo o céu é o limite.”
Na outra frente, estão os investimentos em formação para parceiros (entregadores e donos de restaurante) na educação básica, disponibilizando duas mil bolsas para o curso preparatório para o Encceja (Exame Nacional de Certificação do Ensino Médio), além de oferecer uma plataforma de formação contínua, o iFood Decola. Com essa iniciativa, a empresa pretende capacitar mais de 5 milhões de pessoas para o futuro do trabalho e empreendedorismo, disponibilizando cursos para melhorar o dia a dia do trabalho atual dos parceiros junto ao iFood, além de outros conteúdos para desenvolvimento pessoal e outras habilidades, como inovação, criatividade, equilíbrio financeiro e outros temas. No total, 200 mil parceiros já se inscreveram em ações de educação oferecidas pelo iFood Decola, com mais de 98 mil certificados de conclusão emitidos.
Sobre o iFood
O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.