A segunda etapa do Circuito de Duplas da Federação Pernambucana de Golfe (FEPEG) ocorre no próximo sábado (28), às 08h30, no Aquiraz Riviera Golfe Clube. O torneio deve receber a participação de cerca de 20 duplas de três estados do Nordeste (Ceará, Pernambuco e Paraíba) e será disputado em três categorias: M1, que reúne competidores com handicap até 19.9; M2, com golfistas que tenham handicap acima de 20; e categoria feminina. A dupla britânica Patrick John Keen e Michael Burch foi a vencedora da primeira etapa na principal categoria, a M1. O evento ocorre em simultaneamente em outros dois clubes associados a FEPEG: o Caxangá Golf & Country Club (PE) e Águas da Serra Golf Club (PB).
O Circuito de Duplas da FEPEG terá cinco etapas classificatórias. Ao final desses torneios, as três melhores duplas cearenses, as três mais bem colocadas de Pernambuco e as duas mais bem ranqueadas da Paraíba disputarão a etapa final no Aquiraz Riviera Golfe Clube, no Ceará. A dupla vencedora ganhará uma viagem à Miami (EUA) para disputar o tradicional “Sérgio Leão Invitational – SLI”, no campo de golfe Doral Trump, um dos mais famosos dos EUA e onde se disputam famosas provas do PGA Tour norte americano.
As etapas classificatórias serão disputadas em diversas modalidades, para tornar cada um desses torneios ainda mais interessante. Na etapa de sábado (11), a modalidade será o “Best Net Ball”, em que cada integrante receberá strokes nos buracos conforme seu Course Handicap Ajustado e tee jogado. O resultado de dupla será a soma do melhor Best Net Score de cada buraco, obtendo-se um único net. Os nets serão classificados em ordem crescente.
A primeira etapa foi definida pela “Soma dos Nets”, na qual o jogo tradicional cada integrante jogou de seu tee, marcando score individual. O net de cada integrante será calculado. Para efeito de classificação, foi considerada a soma dos nets dos integrantes de cada dupla. Os nets foram classificados em ordem crescente.
Para a etapa de 16/07, a forma de jogo será o “Best Shot”, na qual a dupla decide qual a melhor tacada (Best Shot). A outra bola (Worst Shot) é levantada. O autor da best shot realiza sua 2ª tacada e o outro jogador coloca sua bola à distância de até 01 palmo da Best Shot. Se necessário, o lie poderá ser reconstituído. Ambos executam suas tacadas a partir do local da Best Shot e assim por diante até a bola ser embocada por um dos dois. Será anotado no cartão a soma apenas das best shot executadas no buraco e deste resultado será apurado o net. Os nets serão classificados em ordem crescente.
Na quarta etapa, em 13/08, o torneio será disputado em “Alternate Shot”, modalidade em que O jogador A iniciará todos os buracos ÍMPARES de seu tee. A tacada seguinte será executada pelo jogador B; a posterior pelo jogador A e assim por diante até a bola ser embocada. O jogador B iniciará todos os buracos PARES de seu tee. A tacada seguinte será executada pelo jogador A; a posterior pelo jogador B e assim por diante até a bola ser embocada. Apenas um score por buraco é anotado no cartão e deste resultado será apurado o net. Os nets serão classificados em ordem crescente.
E, na quinta e última etapa classificatória, no dia 01/10, os golfistas jogarão na modalidade “Stableford”, em que cada integrante receberá strokes nos buracos conforme seu “Course Handicap Ajustado” e tee jogado. Será marcado o score de cada jogador para apurar a pontuação individual conforme tabela previamente divulgada. O resultado de dupla será a soma das pontuações individuais. Os nets serão classificados em ordem crescente.
A final deste Circuito em Novembro constituirá uma grande festa do Golfe no Nordeste, como tem acontecido em anos anteriores, principalmente pela motivação do prêmio de uma viagem aos EUA para jogar um Torneio muito especial que é apadrinhado pelo grande campeão Ernie Els, um sul africano um ganhador de vários torneios “majors” e uma das grandes figuras deste esporte em todo o mundo.
- postado por Oswaldo Scaliotti