Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) realiza evento com aspectos de “show de calouros” para crianças e adolescentes, durante a próxima semana. Alunos serão estimulados a pensar repertório e divulgação de suas apresentações
Para atrair mais interação entre seus alunos, o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) realiza a III Semana da Música, entre os dias 21 e 26 de maio, em quatro bairros de Fortaleza. O evento visa estimular crianças e adolescentes da instituição a pensar em apresentações, arranjos e repertórios de forma autônoma e independente aos seus professores. Com o patrocínio da Gera Maranhão e da Enel Brasil, o evento é gratuito e aberto ao público.
A Semana da Música do IBLF é um evento parecido com um “show de calouros”, que visa estimular nos alunos o senso de liderança e criatividade para executar suas performances. Todas as apresentações serão filmadas e seus respectivos vídeos postados na página oficial do Facebook do Instituto, para votação pública, no dia 24.
Em cada núcleo, os grupos dos três vídeos com o maior número de curtidas serão selecionados para o encerramento do evento, no sábado (26), às 9 horas, na Escola José Carvalho, em Messejana. Cada aluno participante pode formar grupos, ou apresentar-se individualmente, pensando em repertório e em estratégias para conseguir suas “curtidas”.
Nas edições anteriores, a equipe IBLF constatou o engajamento e a participação de familiares e amigos por meio das redes sociais. Durante a II Semana da Música do IBLF, em 2017, 15.226 pessoas foram alcançadas, no Facebook. A expectativa agora é de aumentar esse número.
Equipamentos de palco, de som e instrumentos musicais estão garantidos pela equipe IBLF. Transportes gratuitos também serão oferecidos para alunos e seus familiares na culminância do evento, que será aberta ao público. A III Semana da Música IBLF é patrocinada pela Gera Maranhão, Enel Brasil, 3 Corações, Halexistar, Electra Energy e Dass, com incentivo do Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Ceará. A produção executiva é da Quitanda das artes.
Programa de Música Jacques Klein
O Programa de Música Jacques Klein, braço artístico do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), realiza formação musical de excelência para 450 crianças, adolescentes e jovens, entre sete e 20 anos, em bairros de alta vulnerabilidade e risco social de Fortaleza. Trabalhando desde a infância o desenvolvimento cognitivo e a apreciação pela música, o Programa oferta cursos gratuitos de canto coral, contrabaixo, iniciação musical, piano, viola, violão, violino e violoncelo.
Suas atividades também são apresentadas em projetos de concertos em escolas e espaços públicos, residências artísticas, intercâmbios com outras instituições e seminários. Criado em 2012, o Programa Jacques Klein tem quatro grupos de referência, os quais realizam apresentações dentro e fora Ceará. São eles: a Camerata Cordas Cearenses, o Coral Vozes de Iracema, o Grupo Conversa das Teclas e a Orquestra Jacques Klein.
Atuando inicialmente no Conjunto Jardim União II, no bairro Passaré, o Programa firmou parceria em 2014 com Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa de José de Alencar, no bairro José de Alencar. Atualmente suas atividades também acontecem em dois núcleos de extensão de ensino: Fundação Carlos Pinheiro, no Henrique Jorge; e Escola José Carvalho, em Messejana. Neste último através do Projeto Musicalizando.
Serviço
III Semana da Música do IBLF
Quando: Próxima semana, entre os dias 21 e 26 de maio
Onde: Núcleos do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza
(21/5) Fundação Carlos Pinheiro: Rua Audízio Pinheiro, 298, Henrique Jorge
(22/5) Casa de José de Alencar: Av. Washington Soares, 6055, Messejana
(23/5) Sede IBLF: Rua Elias de Freitas nº 996, Passaré (Jardim União II)
(26/5) Escola José Carvalho: Rua Clodoaldo Arruda, 1300, Messejana
Gratuito e aberto ao público