Operadora segue na liderança no número de cidades com tecnologia 4G
A TIM apresenta resultados financeiros e operacionais positivos neste terceiro trimestre, fruto dos primeiros impactos da nova gestão e em meio a um cenário macroeconômico de maior confiança, com alta de mais de 14% no lucro líquido normalizado(1) e de 20% na receita inovativa (dados e conteúdo), se comparado ao mesmo período de 2015.
Pelo terceiro trimestre consecutivo, a operadora ampliou sua receita média por usuário (ARPU) na comparação anual: mais da metade da base de clientes já utiliza internet móvel e dados representaram 46% da receita líquida de serviços móveis no trimestre. Como reflexo da dinâmica das receitas e da contínua atenção à eficiência operacional, o EBITDA normalizado(1) segue a tendência de melhora, voltando a crescer. A margem EBITDA normalizada(1) fechou o período em 33,4%, uma das maiores da indústria.
A companhia permanece na liderança da cobertura 4G no Brasil e já alcança 746 cidades (mais que o dobro do 2º colocado) e 66% da população urbana. Também fechou o trimestre com quase 10 mil sites da tecnologia de quarta geração. Até o fim de 2016, estima cobrir mais de mil cidades com a rede 4G e 2,8 mil com a rede 3G.
A TIM apresenta resultados consistentes neste terceiro trimestre, confirmando o percurso de evolução com inovação de ofertas, melhor monetização dos serviços de dados, maior foco no segmento pós-pago e continuidade na liderança do pré-pago. Para os próximos meses, esperamos manter a trajetória de crescimento das receitas e uma significativa performance operacional, com a permanente aplicação de uma cultura de eficiência e de foco no resultado em todas as atividades da companhia. Temos oportunidade de crescer ainda mais como empresa de dados, sobretudo com a expansão do 4G”. Stefano De Angelis, CEO da TIM
Base de valor cresce e estimula demanda por dados e serviços inovativos
A TIM registrou o melhor resultado dos últimos anos na receita média por usuário (ARPU) total: R$ 18,40 por usuário, com a base de valor crescendo em todos os segmentos (pré-pago, controle e pós-pago), aliada à demanda por dados e serviços inovativos. De janeiro a setembro, a companhia atraiu quase 658 mil usuários para o pós-pago, levando o segmento a atingir mais de 22,5% da base, o maior nível em nove anos. Com as adições, o número total de linhas 4G chegou a 13,7 milhões, quase o triplo da quantidade registrada no terceiro trimestre de 2015.
Expansão acelerada da banda larga móvel
A atualização do Plano Industrial da TIM dedicou mais recursos para infraestrutura e confirmou a liderança na cobertura 4G do país. A perspectiva é expandir ainda mais o alcance do 3G e do 4G com o refarming do 1.800 MHz e a utilização da faixa de frequência de 700 MHz. Na comparação ano a ano, a companhia aumentou em 20% o número de sites conectados com fibra em todas as capitais do país. Atualmente, 53% dos dados são trafegados em aparelhos de quarta geração. A TIM também vem utilizando seu Big Data para prever novas tendências de consumo, monitorar os indicadores de desempenho e garantir maior assertividade e foco aos investimentos.
- postado por Oswaldo Scaliotti