Segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-Ce), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza teve uma queda de 2,7%, indo para 95,8 pontos neste mês – o mesmo patamar observado em agosto último, reforçando sinalização de alteração de tendência. Tal sinal é explicado pela média móvel trimestral do ISF (Índice de Situação Futura), que sobe pelo segundo mês consecutivo.
A redução do ICC decorreu da queda dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente caiu -2,7%, passando de 92,4 pontos em setembro, para 88,1 pontos neste mês. Já o Índice de Situação Futura (ISF) caiu menos, -1,5%, atingindo 100,7 pontos.
Pretensão de compra
A taxa de pretensão de compras teve queda de 3,1 pontos percentuais, passando de 42,6%, em outubro, para 39,5% neste mês. A tendência do indicador é a mesma observada para o ICC, sinalizando inflexão na tendência de queda, mas o índice ainda é inferior ao observado em novembro do ano passado, de 47,6%.
O valor médio das compras é estimado em R$ 301,66 e a intenção de compra mostra-se superior para os homens (41,6%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (48,8%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (63,5%).
Os produtos mais procurados são: Artigos de vestuário, citados por (21,5%) dos entrevistados; Aparelhos de telefonia celular (15,8%); Móveis e artigos de decoração (14,4%); Aparelho de telefonia celular (14,0%); Calçados (12,9%); Televisores (12,8%); Geladeiras e refrigeradores (10,9%) e Fogão (10,3%).
Expectativa dos consumidores
A expectativa dos consumidores, medida pelo percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis teve queda em novembro, passando de 33,9%, em setembro, para 31,2% neste mês.
No perfil daqueles com maior disposição para as compras se destacam os consumidores do gênero feminino (32,2%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (35,9%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (33,5%).
A pesquisa também revela que 56,7% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 70,8% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, com 67,0% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da aceleração da inflação, do aumento dos juros e da percepção de relativa piora no mercado de trabalho.
Índice de Confiança do Consumidor
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é uma medida sintética de indicadores da percepção do consumidor quanto à sua situação econômica, composto do Índice da Situação Presente (ISP) e Índice das Expectativas Futuras (IEF). O ICC funciona, portanto, como um indicador do potencial de consumo, baseado na opinião dos próprios consumidores.O índice varia no intervalo de 0 a 200, sendo o índice 100 a fronteira entre a situação de pessimismo (abaixo desse valor) e otimismo (acima desse valor). O índice zero denotaria a situação de total pessimismo, enquanto 200 pontos indicariam a situação de total otimismo.
Saiba mais
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, ligado à Fecomércio-Ce. Tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.
- postado por Oswaldo Scaliotti