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Influenciador Digital deve ficar atento para não cair na malha fina da Receita Federal, alerta o contador Jefferson Lopes

by Oswaldo Scaliotti
19 de novembro de 2019
in Eventos
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Com o crescimento maciço das redes sociais, quase 3,5 bilhões de pessoas ao redor do mundo usam esses serviços para se conectarem com o mundo digital. Facebook, Youtuber, Instagram, Twitter e Linkedin, são algumas das plataformas mais utilizadas. E com esse mundo todo de oportunidades, milhares de pessoas passaram a utilizar esse espaço para monetizar, através do marketing, com criação de conteúdo, os chamados: Influenciadores Digitais.

De um lado estão os influenciadores digitais, e do outro, as empresas que cada vez mais passam a adotar os influenciadores que combinem com seu perfil.  E entre eles, a onipresente Receita Federal do Brasil (RFB).

A mudança nos meios de propaganda foi radical e novas atividades surgiram, como os influenciadores digitais, que falam de humor, saúde, moda, astrologia e incontáveis outros assuntos. Eles estão conquistando multidões. Se de um lado estão os influenciadores digitais com tamanha evidência, do outro lado está a RFB, provavelmente, prestes a retirá-los do paraíso fiscal em que se encontram atualmente.

Mas, como regulamentar os fiscos dos influenciadores? O contador Jefferson Lopes explica que a priore, eles não precisam de um CNPJ. “O digital influencer  não precisa constituir uma empresa, ele pode receber seu dinheiro através da pessoa física. Porém, dependendo do valor da sua receita, o valor do imposto, em pessoa física, chega há 27,5% de Imposto de Renda, enquanto se tributado por uma empresa a porcentagem pode ser, apenas, em  6 %. Com essa possibilidade de economia, em alguns casos, a melhor opção seria por CNPJ”, conta.

Outra dúvida é: “ o influenciador pode ser MEI”? Jefferson esclarece que “sim e não”. “Algumas atividades desenvolvidas por influenciadores digitais não podem ser MEI, como: publicidade, marketing direto. Porém, aconselhamos inicialmente fazer uma separação de atividades permitidas pelo MEI como contador de histórias, treinamentos ou cursos livre.  Se criado o MEI, as demais atividades listadas acima podem ser feitas por pessoa física. Nesse caso sempre é bom ter a orientação de uma assessoria contábil, mesmo existindo a possibilidade de se fazer só”.

Aqueles influenciadores que nunca declararam deve ficar atentos, afinal, a receita federal tem até cinco anos para fiscalizar seus ganhos, e nesse momento está dando prioridade aos contribuintes com inconsistência de  2014.

Permuta é tributada?

Muitos acham que permuta não é tributada. Porém, é sim então deve se tomar muito cuidado com permutas. Agora existe uma diferença entre recebidos e permuta. O simples fato de ganhar uma viagem e agradecer o hotel que está disponibilizando a hospedagem não se configura permuta. Para a configuração de permuta deve haver um contrato embora verbal onde haja definido os objetos permutados. Publicidade em troca de viagens.

Qual o melhor tipo de empresa para o influenciador e qual atividade deve colocar?

Cada Influenciador digital tem sua forma de trabalhar, nos dando diversas possibilidades de fazermos um planejamento tributário mais benéfico. Cada tipo de empresa tem seus pós e contras:

Exemplo 01: Se sou um youtuber com ganhos médios de R$ 10.000,00 mês. Aconselha se um empresário individual, enquadrado como ME e optante pelo simples nacional.

Exemplo 02: Se for um grupo  com um canal com ganhos médios de R$ 20.000,00, o aconselhável seria uma sociedade empresaria com as % de cada um, delimitando as participações como também a obrigação de cada membro.

Exemplo 03:  Se utilizo o Instagram onde compartilho com minha audiência minha vida pessoal. Rentabilizo com alguns patrocinadores a média de valor de R$ 12.000,00 mensal. Aconselha se uma ME, optante pelo simples nacional.

Exemplo 04:  Se utilizo o Instagram onde compartilho com minha audiência minha vida profissional. Rentabilizo com vendas de livros a média de valor de R$ 20.000,00 mensal. Aconselha se um empresário individual, optante pelo lucro presumido.

Reforçando cada INFLUENCIADOR tem uma forma diferente de trabalhar e de rentabilizar, isso nos dar margem dentro da legalidade de criarmos inúmeros formas de tributação e optar pela mais viável.

Já a atividade vai depender da forma de trabalho que o influenciador monetiza, se é vendendo curso, patrocínio, marketing direto, publicidade, podendo ter várias formas de rentabilizarão inclusive streaming, cobrando assinaturas mensais.

O importante é entender que essa atividade estar no radar da RECEIITA FEDERAL DO BRASIL, e deve se fazer um planejamento bem estruturado, para que no fim não surja surpresas desagradáveis.

Tags: Contador Jefferson LopesFacebookInfluenciador DigitalInstagrammalha finaReceita FederalTwitter e LinkedinYoutuber
Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti é jornalista formado pela UFC, MBA em Informações Econômicas e Financeiras pela FIA/BM&FBovespa e especialista em Assessoria em Comunicação pela Unifor. Foi eleito por duas vezes Melhor Profissional de Imprensa pela Apimec do Nordeste, tendo ainda conquistado vários prêmios jornalísticos nacionais, como Imprensa de Educação ao Investidor da BM&FBovespa, Prêmio BNB de Jornalismo e CDL de Jornalismo. Desde 2002, atua nos maiores jornais impressos e portais de notícias do Ceará. Contato: osnjornalista@gmail.com

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