Iniciativa da JA Ceará em parceria com o Governo do Estado e FIEC oferece oportunidade de aprendizado prático sobre empreendedorismo
Estão abertas as inscrições para as novas turmas do Programa Empreendedor Criativo, uma iniciativa da JA Ceará em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). As inscrições podem ser realizadas presencialmente até o dia 22 de setembro em um dos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) localizados em Fortaleza, nos bairros Conjunto Ceará, Jangurussu, José Walter, Aerolândia, São Bernardo, Mucuripe e Parque São José.
O Programa Empreendedor Criativo é direcionado a pessoas a partir dos 15 anos de idade que tenham concluído o ensino fundamental. Com uma carga horária de 100 horas, o projeto pedagógico utiliza a metodologia Aprender-Fazendo, desenvolvida pela JA Ceará, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora aos jovens, preparando-os para os desafios do mundo do trabalho.
As aulas acontecerão às terças, quartas e sextas-feiras, nos turnos da manhã (08h30 às 12h) e tarde (13h30 às 17h), abordando cinco módulos: “As Vantagens de Permanecer na Escola”, “Conectado com o Amanhã”, “Habilidades para o Sucesso”, “Introdução ao Mundo dos Negócios” e “Miniempresa”.
Além das turmas em Fortaleza, o Programa Empreendedor Criativo expande sua oferta para outras localidades, com duas turmas na cidade de Irauçuba e uma em Ibiapina, no interior do Ceará, totalizando 200 vagas disponíveis.
A Diretora Executiva da JA Ceará, Ana Lúcia Teixeira, destaca que esta é uma oportunidade valiosa para os jovens adquirirem conhecimentos e habilidades essenciais para o mercado de trabalho. “O Programa Empreendedor Criativo visa não apenas fornecer conhecimentos teóricos, mas também promover o desenvolvimento de habilidades práticas, preparando os participantes para um futuro mais promissor e empreendedor”, explica.
Sobre a JA Ceará
Fundada em abril de 2005, com sede em Fortaleza, a JA Ceará oferece programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na capital e em todo Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental e médio.