O evento será realizado no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, durante os dias 22 e 23 de outubro
O debate sobre a organização, estruturação e melhorias dos espaços urbanos sempre se fez necessário à sociedade. Atentos a isso, a Associação Brasileira para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil) promove mais uma edição do Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano (Complan), nos dias 22 e 23 de outubro, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.
O evento reúne anualmente os principais players envolvidos com o desenvolvimento das cidades para fomentar o debater sobre o crescimento inteligente e a boa gestão dos espaços públicos. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em adit.com.br/complan.
Em sua 8ª edição, o Complan contará com a participação de diversos profissionais reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Um deles trata-se do professor e fundador da ZEDfactory, Bill Dunster, e que já lecionou na Architectural Association, na University College London, na Kingston University e atualmente é professor convidado na UCL e na Universidade de Cardiff.
Entre os nomes confirmados pela ADIT Brasil destacam-se ainda o arquiteto Mauricio Duarte Pereira, gerente de projeto do escritório dinamarquês Gehl Architects, referência internacional no planejamento de “cidades para pessoas”, além do urbanista, editor e fundador do site Caos Planejado, Anthony Ling.
O Seminário trará temas como “Smart Thinking Design”, que será ministrado pelo diretor da DRTZ, Luciano Borghesi, que possui ampla atuação no desenvolvimento de bairros planejados e master developments. Já o superintendente da CIA Inteligência e Coordenação, empresa conhecida por coordenar projetos horizontais, verticais e hoteleiros em mais de 25 cidades brasileiras, Paulo Toledo, falará sobre “Venda Digital de imóveis: sonho ou realidade. Exemplos práticos do que está funcionando”.para o
Ayrton Aguiar, Conselheiro da ADIT no Ceará, ressalta a importância do evento e dos debates a fim de evoluir a ambiência de negócios no estado. “Há uma clara e lamentável insegurança jurídica no Ceará. Multas pesadas, embargos, lentidões, multiplicidade de entendimento, falta de respostas, fazem parte do cotidiano de quem quer construir uma nova economia. Além disso inviabilizam empreendimentos, a exemplo de hotéis, em municípios que não teriam condição de atrair outro tipo de recurso”, revela.
Outros temas como “Zonas de transição entre o rural e o urbano”, que será abordado pela arquiteta do Pentagrama Projetos, Márcia Mikai, e “Segurança em Comunidades Planejadas” a ser explanado por Eytan Magal, que é um dos poucos que possuem CPP (Certified Protection Professional – Gerenciamento em Segurança), também foram confirmados para esta edição do evento.