Itinerários Amazônicos levam para a sala de aula discussões aprofundadas sobre questões ambientais, sociais, culturais e econômicas da Amazônia Legal
No momento em que o mundo se volta para as discussões sobre desenvolvimento sustentável do território amazônico na recém realizada Cúpula da Amazônia, o Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia lançam o programa Itinerários Amazônicos. O lançamento será no dia 17 de agosto, em Manaus, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, e poderá ser acompanhado ao vivo pela internet, com transmissão feita pelo Centro de Mídias da Educação do Amazonas (CEMEAM), no canal do YouTube do programa.
O programa Itinerários Amazônicos visa garantir a Amazônia nos currículos do Ensino Médio, em toda sua complexidade, e promover conhecimento e consciência sobre essa região tão fundamental para o Brasil e o planeta.
O encontro de lançamento vai reunir autoridades políticas, lideranças amazônicas, estudantes e educadores da região, além dos representantes das instituições parceiras. Já confirmaram presença o Secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho de Sousa, a Secretária de Estado da Educação do Amazonas, Kuka Chaves, o Secretário adjunto de Estado de Educação do Pará, Júlio Meireles e o Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do Ministério da Educação, Lourival José Martins Filho. Os secretários de Educação Alan Resende Porto, de Mato Grosso, Fábio Pereira Vaz, de Tocantins, Felipe Costa Camarão, do Maranhão, Raimundo Nonato Mesquita, de Roraima e Sandra Maria Martins, do Amapá, participarão por vídeo.
Eles vão falar sobre a elaboração, a implementação e a importância do programa, que já está presente em 8 dos 9 estados da Amazônia Legal. Juntos, esses estados têm mais de 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de Ensino Médio.
“A cada evento internacional, como a Cúpula da Amazônia e a COP, que também será sediada em Belém, a Amazônia é colocada no centro do debate mundial sobre desenvolvimento sustentável e há uma mobilização pela sua conservação. Mas precisamos colocar a Amazônia nas nossas conversas diárias, pois precisamos conhecê-la para aprender a cuidar dela, a respeitá-la, a protegê-la, a promover o desenvolvimento com ela e a conservá-la. O programa Itinerários Amazônicos tem esse objetivo, levar a Amazônia para a sala de aula, em uma abordagem complexa, trabalhando com os jovens as dimensões ambiental, histórica, cultural, social e econômica”, afirma Paulo Emílio de Castro Andrade, presidente do Instituto iungo.
O que são os Itinerários Amazônicos?
O Itinerários Amazônicos é um programa gratuito que disponibiliza materiais pedagógicos sobre temas amazônicos e realiza formação continuada com educadores das redes de ensino para implementação nas escolas. Ele visa levar para as salas de aula aprofundamento sobre temas que tocam a região, como mudanças climáticas, questões sociais e econômicas da Amazônia, de maneira articulada com a Base Nacional Comum Curricular e os currículos estaduais de Ensino Médio.
O programa tem duas frentes:
1- Conteúdo: materiais organizados em unidades curriculares e módulos voltados para os itinerários formativos do Ensino Médio, com propostas de atividades e materiais de referência para os professores. Qualquer educador do Brasil pode acessar e utilizar os materiais em suas aulas gratuitamente!
2- Formação continuada: para professores, gestores escolares e técnicos de educação de redes de ensino parceiras da Amazônia Legal. Todos os educadores brasileiros podem acessar os conteúdos formativos disponíveis no canal do Youtube do programa.
O programa é uma realização conjunta do Instituto iungo, do Instituto Reúna e da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, com parceria e investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale.
ACOMPANHE O LANÇAMENTO ITINERÁRIOS AMAZÔNICOS
17/08/2023
8h30 – horário de Rio Branco
9h30 – horário de Manaus
10h30 – horário de Brasília
Link da Transmissão: http://bit.ly/lançamentoIAM
Sobre o Instituto iungo
Idealizado pelo Instituto MRV, o Instituto iungo foi criado com uma visão de educação: uma escola em que os estudantes se desenvolvem integralmente e podem construir seus projetos de vida. Para o iungo, o professor é a base da educação e o principal agente dessa transformação da escola. Por isso, o instituto oferece formação continuada para educadores em diferentes formatos, produz material pedagógico para apoiá-los no dia a dia e realiza pesquisas para ouvir os professores do Brasil. Para trazer um impacto relevante para a educação do país, o Instituto trabalha em parceria com secretarias da educação, universidades e outras organizações do terceiro setor. Em três anos de atuação, o iungo firmou parcerias com 16 redes estaduais de ensino e impactou diretamente mais de 270 mil educadores com ações de formação. Seus mantenedores são o Instituto MRV e o Movimento Bem Maior.
Sobre o Instituto Reúna
Criado em 2019 como uma iniciativa da Fundação Lemann e do Imaginable Futures para impulsionar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela educação de qualidade e com equidade no Brasil. Desenvolve recursos e referências técnico-pedagógicas de excelência para uso gratuito pelas redes públicas de ensino, a fim de contribuir com a promoção da coerência pedagógica sistêmica e com a implementação da BNCC no país.
Sobre a Uma Concertação pela Amazônia
É uma rede com mais de 600 líderes criada em 2020 como um espaço democrático de debate para que diversas iniciativas que atuam em prol da região pudessem se encontrar, dialogar e ampliar o impacto de suas ações. Apartidária e plural, a iniciativa reúne representantes dos setores público e privado, academia, sociedade civil e imprensa, que se juntaram para buscar propostas e projetos para a floresta e as pessoas que vivem na região. Para a Concertação, a Amazônia é uma trajetória de desenvolvimento para o país e tem papel determinante no enfrentamento da emergência climática e no futuro do planeta.