Em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, o Instituto Roda da Vida, entidade sem fins lucrativos, que atente gratuitamente pessoas com câncer, convida o público feminino para o Portas Abertas, neste sábado, 20, a partir das 8h30.
A iniciativa conta com um dia interior de atividades para mulheres como meditação, roda de cantoria, P5inco, constelação familiar e palestra sobre “Os benefícios da medicina integrativa no tratamento do câncer de Mama”, ministrada pela fundadora do Instituto, a médica Paola Tôrres.
Também serão realizados atendimentos solidários com palpação mamária e aplicação de Reiki, nos turnos da manhã e da tarde.
O Instituto recebe durante todo o ano pacientes oncológicos, gratuitamente, encaminhados pelo Crio e o Hospital do Câncer, para atividades complementares ao tratamento tradicional (quimioterapia e radioterapia), como Yoga, meditação, entre outros. Todas as práticas têm relação com a Medicina Integrativa, que é um complemento ao tratamento tradicional e fica no bem estar das pessoas.
Programação:
8h30 – Meditação – Dra. Paola Tôrres
9h – Roda de Cantoria – Dra. Paola Tôrres
10h – Intervalo
10h20 – P5inco – David Chang e Franisberto Teixeira
12h – Intervalo para almoço
14h – Constelação Familiar – Evandro e Aracely
16h30 – Intervalo para lanche
17h – Palestra: “Os benefícios da medicina integrativa no tratamento do câncer de Mama” – Dra. Paola Tôrres
Atendimentos solidários:
Palpação mamária (manhã e tarde)
Aplicação de Reiki (manhã e tarde)
O que é a Medicina Integrativa?
A Medicina Integrativa alia ao tratamento convencional de doenças, práticas que garantem serenidade e equilíbrio para o sucesso dos tratamentos. O Instituto Roda da Vida recebe gratuitamente pacientes do Estado, encaminhados por hospitais de referência no tratamento contra o câncer, para tratamento complementar ao tradicional. Ou seja, a ideia é associar à quimioterapia e radioterapia, atividades como Yoga, medicação, dentre outras.
De acordo com a médica oncologista Paola Tôrres, do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) e presidente do Instituto Roda da Vida, cerca de 80% dos médicos no Ceará já orientam seus pacientes a procurarem essas práticas complementares ao tratamento convencional (quimioterapia, radioterapia).
Fonte
“Essa nova abordagem tem conquistado espaço em instituições de pesquisa, hospitais, unidades de saúde e consultórios médicos ao propor uma mudança de paradigma no tratamento médico: a doença não sendo mais o principal foco de atenção, mas o paciente por inteiro – corpo, mente e espírito”, destaca Paola, que afirma que o Ceará é o único Estado do País que realiza tratamento gratuito a partir do Instituto.
Segundo Paola, “uma extensa lista de instituições e médicos muito conceituados da área de saúde adotaram recentemente a data (23 dejaneiro). Essa atitude visa promover, em nível mundial, o diálogo, a educação, a colaboração em iniciativas e a aplicação de medicina centrada no paciente, holística, sustentável econômica e ambientalmente, e consciente da necessidade de interação entre atuações médicas”.
Para Paola, a cura, segundo a medicina integrativa, não vem somente de fora, mas de dentro. “Remédios, tratamentos, cirurgias são necessários para acelerar a recuperação – obviamente – mas não são tudo e nem podem fazer todo o trabalho sozinhos. É uma mudança de entendimento. É um conjunto de ações que envolvem todo o bem-estar do indivíduo: desde seu estado físico, até o espiritual”, conclui.
Serviço:
Portas Abertas no Instituto Roda da Vida
Quando: sábado, 20, a partir das 8h30
Local: Rua Lauro Maia, 1245 – Bairro de Fátima