Referência há mais de 35 anos em ações voltadas ao desenvolvimento infantil e apoio à família, o Instituto da Primeira Infância (IPREDE) realiza, entre os dias 31 de março e 1 abril, o I Simpósio sobre Autismo e Diversidades de Terapêuticas. O evento é uma idealização do Conecta, unidade ambulatorial do IPREDE voltada para a assistência à criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e contará com uma programação diversificada com rodas de conversas, apresentações musicais e palestras com profissionais em prol da elucidação do tema.
A programação será transmitida de forma híbrida com participação presencial de famílias assistidas pelo projeto, e virtual para público externo. As inscrições podem ser feitas através do link:
https://www.sympla.com.br/i-simposio-conecta-autismo-e-diversidades-terapeuticas__1524682
Confira a programação completa:
31 de Março
8h15 – Abertura musical com Paula Franco, Rosa e Matheus de Oliveira.
8h30 – Acolhimento com o presidente do IPREDE, Dr. Sulivan Mota, e mediação de Edda Araújo, terapeuta ocupacional e coordenadora do Conecta.
8h45 – Palestra “CID11, o que mudou?”, com André Manganelli
10h15 – Intervalo
10h30 – Palestra “Atividades da vida diária: construindo autonomia”, com as psicólogas Ivelise Muniz e Carolina Memória.
12h00 – Almoço
13h30 – Palestra “Vida de criança: brincar, sorrir e imaginar”, com Edda Araújo.
15h – Intervalo
15h15 – Palestra “Não é egoísmo! Como ficou minha vida depois que meu filho
nasceu”, com o psicólogo João Vicente Menescal.
1 de Abril
8h15 – Acolhimento com João Vicente Menescal e Edda Araújo.
8h30 – Palestra “Possibilidades na Inclusão Escolar”, com convidadas Vanessa Nascimento, Liliane
Castro, e Ariany Guerra.
10h00 – Intervalo
10h15 – Palestra “Meu filho come mal”, com Felipe Rocha, Najla dos Santos, Victória
Simão e Otaciana Aguiar.
12h00 – Almoço
13h15 – Palestra “Minha criança não é só autista, é gente que vive”, com psicólogas Ivana
Carvalho e Jéssica Freire.
14h45 – Intervalo
15h – Palestra e roda de conversa “Minha vida como autista”
16h30 – Encerramento com apresentação musical das crianças assistidas pelo IPREDE.
Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma série de condições que afetam o comportamento social, comunicacional e linguístico e desenvolvimento neurológico de um indivíduo. Os transtornos se iniciam ainda na infância e costumam persistir até a idade adulta. Por possuir gravidade variável à subjetividade da pessoa, as intervenções psicossociais são amplas e feitas em conjunto com pais e cuidadores, objetivando a autonomia e qualidade de vida das pessoas com TEA. No Brasil, estima-se que existam mais 2 milhões de pessoas com TEA.
Sobre o Conecta
O Conecta, unidade do IPREDE voltada para a assistência à criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) possui espaços de referência em um ambiente acolhedor, assistidos por uma equipe multidisciplinar. A unidade estende a atuação do IPREDE, Instituto da Primeira Infância, através do SUS e consultas particulares, proporcionando terapêuticas e acompanhamento humanizado a mais de 280 crianças, de 0 a 12 anos de idade.