Turismo ] A viagem para Exu (PE) tem duração de aproximadamente oito horas, com roteiro que reconta a história do Rei do Baião
O iu-á hotel, localizado em Juazeiro do Norte (CE), incorporou ao seu portfólio de atividades um passeio turístico e cultural a Exu, cidade do interior de Pernambuco, famosa por ser a terra natal do músico e compositor Luiz Gonzaga (1912-1989). Com percurso de 92 km, a viagem é feita no ‘Doblossauro’, um veículo Doblô especialmente adaptado com um pterodátilo cenográfico. A visita é iniciada na Fazenda Caiçara, no povoado de Araripe, que proporciona conhecer as raízes do ‘Rei do Baião’ e degustar um cardápio regional. Nesta mesma fazenda, residiu a revolucionária republicana Bárbara de Alencar.
Com duração de oito horas, o passeio – realizado sob demanda – é destinado a grupos de até quatro pessoas, que inclui transporte com ar-condicionado, motorista e guia acompanhante. A saída acontece diariamente, sempre às 8 horas da manhã, com previsão de retorno ao hotel às 17 horas.
“O passeio tem como objetivo fomentar o turismo cultural da região. A riqueza artística deixada por Luiz Gonzaga é, sem dúvida, um grande orgulho para o povo nordestino”, destaca Luciana Alencar, diretora do iu-á hotel.
Atrativos:
Mausoléu do Gonzagão: abriga os restos mortais de Luiz Gonzaga e de alguns de seus familiares, como da sua esposa Helena e dos seus pais Ana Batista e Januário.
Casa do Rei do Baião: antiga Casa Grande da Fazenda Itamaragi, comprada por Luiz Gonzaga em 1974. Serviu de ponto de apoio para o músico, que morou lá de 1982 até 1989, ano de sua morte.
Museu do Gonzagão: inaugurado em 1989 pelo seu filho Gonzaguinha, abriga objetos como fotos, prêmios, sanfonas, gibões e acervo musical.
Casa de Januário (Parque Aza Branca): logo que comprou a Fazenda Itamaragi, Luiz Gonzaga construiu essa casa e trouxe o seu pai Januário da Fazenda Araripe para ficarem próximos. Januário viveu lá até a sua morte, em 1978.
Casa de Reboco: réplica da moradia do antigo homem sertanejo. Uma construção rústica de taipa, com varas, cipós e barro.
Capela de São João Batista: uma edificação do século XIX, com teto inspirado na arquitetura francesa.
Casa de Januário (Fazenda Araripe): antes de se mudar para a Fazenda Itamaragi, Januário, nessa casa, recebe a visita do seu filho Gonzaga, que retorna ao Exu já famoso, em 1946.
Casa onde nasceu Luiz Gonzaga: atualmente, não existe mais. No local, foi edificado um marco que simboliza a edificação. O músico nasceu em 1912.
Casa do Barão de Exu: foi coronel da Guarda Nacional, com grande poder político na província pernambucana. Era sobrinho da republicana Bárbara de Alencar.
Museu Bárbara de Alencar: a republicana nasceu em 1760 e é considerada a primeira mulher a se envolver com política no Brasil. Participou da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador.
Serviço – Passeio a Exu (PE):
Duração: 8 horas (com intervalo de 1h para almoço).
Horário: saída às 8h do iu-á hotel e retorno previsto às 17h.
Dias de operação: de domingo a domingo (realizado sob demanda)
Grupos: mínimo 1 pessoa e máximo de 4 pessoas.
Nível de dificuldade: leve a moderada, com pequenas caminhadas.
O que levar: roupas para caminhada, tênis, boné, protetor solar, água e lanche leve.
Incluso no pacote: transporte com ar-condicionado, motorista e guia acompanhante.
Valor do passeio: R$ 320 (valor pago em dinheiro diretamente ao guia).
Agendamento: (88) 3102.7777.
Sobre o iu-á hotel
Localizado em Juazeiro do Norte, na próspera região do Cariri cearense, o iu-á hotel é o mais novo empreendimento da DJ Hotelaria, também responsável pelo Verdegreen Hotel, em João Pessoa (PB), eleito o Hotel Sustentável do Ano pelo Guia Quatro Rodas (2012) e um dos 25 Melhores Hotéis do Brasil pelo TripAdvisor (2013). Inaugurado em dezembro de 2013, o hotel se destaca por oferecer uma estrutura semelhante ao porte do Verdegreen, apta a receber tanto o turismo de negócio quanto de lazer, com salão de eventos com capacidade para 140 pessoas, sala de videoconferência, piscinas adulto e infantil, sauna, espaço fitness, sala de massagem e restaurante aberto ao público. O empreendimento foi eleito um dos 25 melhores hotéis do Brasil e recebeu o Certificado de Excelência pelo TripAdvisor (2015).
O iu-á – que quer dizer “juá” (fruto de espinho), em tupi-guarani – possui 138 quartos equipados com cofre digital, ar-condicionado e TV Led, com o diferencial de contar com suítes exclusivamente voltadas para o público feminino. A 20 minutos do aeroporto, o empreendimento possui excelente localização, estrategicamente posicionado próximo aos principais restaurantes da cidade. Com o objetivo de ser um aliado do desenvolvimento sustentável da região, o iu-á hotel firmou parceria com o Geopark Araripe, que reúne nove sítios geológicos e paleontológicos, comprometendo-se a divulgar suas riquezas naturais por meio de ações de fomentação e preservação, estabelecendo uma cadeia produtiva benéfica para toda a região do Cariri.
Serviço | iu-á hotel:
Rua Arnóbio Barcelar Caneca, 800
Lagoa Seca | Juazeiro do Norte | Ceará
Contato e reservas: (88) 3102.7777
Facebook: www.facebook.com/iuahotel
* postado por Oswaldo Scaliotti