O projeto Jazz em Cena – Temporada Permanente de Jazz, do CCBNB Fortaleza, realiza uma noite especial em parceria com o tradicional Festival Jazz & Blues. Na sexta-feira, 18/2, a partir das 20h, no BNB Clube (Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota), o público poderá conferir duas apresentações com entrada franca, sendo sugerida contribuição individual de 1 kg de alimento, como acontece nos shows do Jazz em Cena.
Flautista, professor, pesquisador musical, com mais de 40 anos de carreira, Heriberto Porto é um dos principais nomes da cena instrumental do Ceará para o Brasil. Integrando o grupo Marimbanda, é professor da Uece e coordena atividades didáticas em diversos festivais.
No show da sexta, 18/2, Heriberto Porto e quinteto de cordas prestam tributo ao cearense Liduíno Pitombeira, compositor aclamado no cenário internacional da música de concerto. Parte da apresentação será formada por solos de Heriberto Porto na flauta e duetos com Lucas Raulino, jovem violinista cearense. Outra parte contará com um quinteto de cordas, arregimentado pelo contrabaixista Pedro Façanha, incluindo ainda Lucas Raulino e Thiago Proença (violinos), Relmerson Lima (viola), Luciano Damasceno (violoncelo).
A apresentação contará também com uma composição inédita de Liduíno, “Impressões Aracatis”, composta em homenagem a Heriberto e à sua filha, a violinista Mathilde Fillat. Todas as demais músicas do repertório serão apresentadas com arranjos preparados especialmente por Liduíno Pitombeira.
Destacando a forte participação feminina na música cearense, a cantora, pianista e violonista Bel Girão apresenta um show em tributo a uma das grandes cantoras e pianistas da música brasileira de influência jazzística: a paraense Leila Pinheiro.
Bel Girão vem desenvolvendo um esmerado trabalho musical, tanto como cantora quanto como instrumentista. Lançou o EP autoral “Facho de luz” e contou com a participação de Davi Duarte, Kátia Freitas e Tito Freitas, em seus shows mais recentes.
O show na sexta-feira, 18/2, no BNB Clube, marcará a estreia do espetáculo Tributo a Leila Pinheiro. Influenciada pela bossa nova e pelo jazz, Leila dedicou diversos discos ao repertório da bossa, entre eles o CD “Isso é bossa nova” e o DVD “Agarradinhos”, com Roberto Menescal.
A direção musical do show é de Bel Girão e do contrabaixista Nélio Costa. Com eles no palco, Stênio Gonçalves (guitarra e teclado) e Pantico Rocha (bateria), revisitando canções de diversas fases da carreira de Leila Pinheiro, desde o samba “Verde”, que a celebrizou nacionalmente no festival de 1985, até o repertório de lives realizadas pela intérprete durante a pandemia.
Os shows contarão com acesso para até 250 pessoas, conforme o decreto estadual a respeito do tema. A apresentação de comprovante de vacinação é obrigatória. Os shows contarão com serviço de bar e restaurante, do BNB Clube.
A entrada do público se dará exclusivamente pela avenida Santos Dumont, 3646, com ingressos distribuídos na portaria do clube, a partir de 19h (uma hora antes do início do show), respeitando-se distanciamento.
A entrada é franca, havendo uma sugestão de contribuição opcional de 1kg de alimento, por espectador(a). Os shows serão gravados para posterior exibição no YouTube do CCBNB.
Na retirada dos ingressos e no momento do acesso ao clube, será necessário apresentar comprovante de vacinação.
SERVIÇO:
Jazz em Cena – Edição Especial em parceria com o Festival Jazz & Blues. Sexta-feira, 18/2, Às 20h, no BNB Clube (Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota). Com público presencial e medidas de prevenção à Covid-19.
Realização: Jazz em Cena e CCBNB Fortaleza, em parceria com o Festival Jazz & Blues. Apoio: BNB Clube. Informações: 99973-3054, redes sociais do projeto Jazz em Cena, do CCBNB Fortaleza, do BNB Clube e do Festival Jazz & Blues.