A unidade Fortaleza do Sesc, instituição integrante sistema Fecomércio-CE e por intermédio do Departamento Nacional, exibirá a mostra de filmes do diretor japonês Akira Kurosawa. Dentro dessa proposta, a mostra de cinema JIDAIGEKI – Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal exibe seis filmes dirigidos pelo diretor japonês, cujos cenários são o Japão do período feudal, que se iniciou por volta de 1190 e durou mais de 700 anos.
Rashomon (1950), Os Sete Samurais (1954), Trono Manchado de Sangue (1957), A Fortaleza Escondida (1958), Yojimbo (1961) e Sanjuro (1962) são os títulos que compõem a mostra, os quais expressam um período de sedimentação da maturidade artística deste admirável diretor e homem das artes.
Ao possibilitar o livre acesso aos movimentos culturais, no cinema e também nas artes plásticas, no teatro, na literatura ou na música, o Sesc incentiva a produção artística, investindo em espaço e estrutura para apresentações e exposições, mas, acima de tudo, promovendo a formação e qualificação de um público que habita os quatro cantos do Brasil.
09/mar (qua), 18h30 – Rashomon (Rashômon, Jap, 1950)
Dir. Akira Kurosawa. Com: Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Machiko Kyo, Masayuki Mori.
Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote conta os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako, e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. 88 min. Drama. P&B. Legendado. 14 anos.
15/mar (qua), 18h – Os Sete Samurais (Shichinin no Samurai, Jap, 1954)
Dir. Akira Kurosawa. Com: Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Yoshio Inaba, Seiji Miyaguchi, Minoru Chiaki, Katamari Fujiwara.
Durante o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos. Contando com a ajuda de outros seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem a um novo ataque que deve acontecer muito em breve. 202 min. Drama. P&B. Legendado. 14 anos.
16/mar (qui), 18h30 – Trono Manchado de Sangue (Kumonosu jô, Jap, 1957)
Dir. Akira Kurosawa. Com: Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Isuzu Yamada, Minoru Chiaki, Akira Kubo, Takamaru Sasaki.
Yoshiteru Miki e Taketori Washizu são os comandantes do primeiro e do segundo castelo de um reino no Japão, cuja sede fica no Castelo das Teias de Aranha. Após defenderem seu senhor em batalha, eles estão retornando para casa quando encontram um espírito que prediz o futuro de ambos. 110 min. Drama. P&B. Legendado. 14 anos.
23/mar (qui), 18h30 – A Fortaleza Escondida (Kakushi toride no san akunin, Jap, 1958)
Dir. Akira Furosawa. Com: Toshiro Mifune, Misa Uehara, Takashi Shimura, Susumu Fujita, Eiko Miyoshi, Minoru Chiaki.
Durante o Japão do século XVI, a caminho de casa, um poderoso homem escolta uma bela princesa fugitiva em meio ao território inimigo. Em sua viagem cruzam dois medrosos fazendeiros, que estão tentando retornar para casa depois de fugirem da Guerra Feudal. 139 min. Drama. P&B. Legendado. 14 anos.
29/mar (qua), 18h30 – Yojimbo – o Guarda Costas (Yojimbo, Jap, 1961)
Dir. Akira Kuroasawa. Com: Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Eijiro Tono, Kamatari Fujiwara, Seizaburo Kawazu.
No Japão do século XIX, Sanjuro, um samurai errante, entra em uma pequena cidade rural. Ao descobrir pelo estalajadeiro que a cidade é dividida em duas gangues, Sanjuro coloca os dois lados em confronto, mas quando Unosuke, filho de um dos bandidos, chega com um revólver, Sanjuro deixa a cidade. 112 min. Drama. P&B. Legendado. 14 anos.
30/mar (qui), 18h30 – Sanjuro (Tsubaki Sanjûrô, Jap, 1962)
Dir. Akira Kurosawa. Com: Toshiro Mifune, takashi Shimura, Tatsuya Nakadai, Yuzo Kayama, Katamari Fujiwara.
Um grupo de jovens idealistas determinados a limpar a cidade da corrupção é auxiliado por um samurai, Sanjuro, cínico e desalinhado, que não se encaixa no conceito de um nobre guerreiro para jovens. 95 min. Drama. P&B. Legendado. 14 anos.
- postado por Oswaldo Scaliotti