O Laboratório Argos, referência no segmento laboratorial, contabilizou cerca de 10 mil testes de Covid-19 realizados no Ceará no mês de maio e na primeira semana de junho. Desse total, 59,14% testaram positivo. O número engloba Fortaleza e o interior do estado. Após a análise, todos os resultados são repassados para a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).
O exame realizado é o RT-PCR, que faz a detecção da doença a partir do material genético do vírus, coletado na nasofaringe do paciente. O resultado do teste sai em 72h e a requisição médica para a realização é obrigatória.
De acordo com o patologista e diretor médico associado do Argos, Igor Costa, R$ 2,5 milhões foram investidos para intensificar a disponibilização dos testes. “Investimos em equipamentos, máquinas, capacitação de funcionários e contratação de especialistas, além de EPIs para garantirem a segurança durante a coleta dos exames. Atualmente, temos cerca de 500 testes liberados por dia”, revela Igor Costa.
Sobre o Argos
O Argos Patologia é o primeiro laboratório de anatomia patológica do Norte/Nordeste com selo de qualidade PACQ. Com uma média de 100 mil exames liberados anualmente, o laboratório conta com 12 unidades, sendo 10 em Fortaleza, uma em Sobral e outra no Cariri. Atuando em 5 especialidades médicas, o Argos presta mais de 10 tipos de serviços e exames, como Patologia Molecular, Citopatologia e Biópsias.