A ação desta sexta integra o Projeto Sanitização Ambiental – Conservando Vidas, promovido pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará (Seacec), em parceria com a Fecomércio e empresas parceiras. O objetivo é contribuir para desinfetar instituições filantrópicas que, muitas vezes, não tem recursos para contratar esse tipo de serviço.
De acordo o presidente do Seacec, Fabiano Barreira, “o projeto contempla outras 15 entidades beneficentes, incluindo algumas que prestam serviços hospitalares, especialmente as que lidam diretamente com idosos e outros grupos de risco para o novo coronavírus. Impactamos com esse projeto, pelo menos, 5.550 pessoas atendidas por essas instituições”.
As ações acontecem duas vezes por semana, sempre às quartas e sextas-feiras e incluem instituições de municípios da Região Metropolitana. Nesta semana, outras três instituições filantrópicas foram higienizadas, incluindo a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.
Sanitização Ambiental
A sanitização ambiental consiste em limpar e desinfetar um espaço fechado ou aberto (instituições, empresas, locais públicos, etc) com a aplicação de um produto eficiente contra o novo coronavírus e que não é prejudicial à saúde das pessoas ou dos animais.
Os profissionais envolvidos na higienização usam EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para tornar esse processo mais seguro. Na hora da aplicação, deve ser evitada a inalação do produto, mas já é possível circular no ambiente desinfetado, cerca de 15 minutos, após o serviço ser concluído.
Na ação, são usados dois equipamentos de sanitização, cada um adequado a um tipo diferente de ambiente. Para grandes áreas, por exemplo, é utilizado um equipamento maior à combustão, chamado atomizador, cujo jato pode atingir distâncias de até 16 metros. Já para áreas menores, tais como salas, quartos e banheiros, utiliza-se um pulverizador à bateria.
Sobre o projeto
O projeto “Sanitização ambiental – Conservando Vidas” é dividido em duas fases. A primeira etapa do projeto dura 28 dias e, após esse período, as mesmas instituições beneficiadas inicialmente passarão por nova desinfecção, totalizando 56 dias. O Seacec e as instituições parceiras também criaram um canal de comunicação para que outras instituições possam ser posteriormente beneficiadas, caso assim o desejem. É o telefone (85) 99981-6252.