Em defesa de uma profunda reforma tributária, o movimento Livres e a Rede Liberdade fazem, a partir desta terça-feira (5/6), eventos com chope e cerveja sem impostos em 12 cidades em oito estados. A celebração, já tradicional no calendário liberal, marca o fim do pagamento de tributos do ano.
É que, desde o último domingo, o brasileiro, finalmente, passou a trabalhar para ele mesmo, pois, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, 153 dias do ano são apenas para pagar impostos. Segundo o instituto, o Brasil é o pior país em retorno da arrecadação em serviços de saúde, educação e segurança.
– Tudo o que nós trabalhamos no Brasil até agora foi só para pagar imposto e esse dinheiro não retorna como devia na forma de serviços públicos, tanto que ocupamos a última posição no ranking mundial de retorno sobre impostos. Mas, ainda pior do que o tamanho da nossa carga, é o hospício tributário tão complicado que demanda mais de 1.900 horas das empresas, em média, apenas para calcular o que precisa ser pago. Isso prejudica a produtividade e atrapalha a geração de emprego e renda para todos. E muita gente não tem consciência do quanto a gente paga de imposto. A reforma tributária é urgente e essa ação lúdica, que fazemos todos os anos, é para chamar atenção e promover educação tributária. Se as pessoas tiverem consciência do quanto pagam, a cobrança por serviços públicos será mais qualificada – defende o presidente nacional do Livres, Paulo Gontijo.
Confira os eventos:
5/6
Fortaleza (CE) – 4e15 Bar, 19h
Belo Horizonte (MG) – Plataforma Albanos de Cerveja; Choperia Almanaque; Itatiaia Rádio Bar; Laicos; Mr. Hoppy BH; 18h
Ouro Branco (MG) – Duzze Bar, 18h
Uberaba (MG) – Santa Brasa (Shopping Uberaba), 21h
Lavras (MG) – Bar Condá, 18h
Rio de Janeiro (RJ) – Urbanito, 19h
Curitiba (PR) – Curitiba Sunset Café, 18h30
Porto Alegre (RS) – Complex Skatepark, 18h
Santa Maria (RS) – Moto Garage Lavagem Botequim, 19h
9/6
Brasília (DF) – Bar Orb7, 16h
13/6
Aracaju (SE) – Boteco Chego Já, 20h
15/6
Santos (SP) – Urban Food, 19h