As inscrições para a 2ª edição do Germinar ocorrem até 21 de abril. Empresas podem ser mantidas como parceiras ou fornecedoras no término do programa
A M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, reconhecida em todo o Brasil com as marcas Adria, Fortaleza, Isabela, Vitarella e Piraquê, dá início à segunda edição do Programa Germinar, de conexão com startups. Nesse ano, foram definidos dez novos desafios, alinhados à estratégia de inovação estabelecida pela companhia. Na área de marketing, o objetivo é alcançar soluções em Data Marketing.
O varejo brasileiro no setor de Alimentos ainda é majoritariamente físico e as informações de vendas neste canal ainda são obtidas de maneira restrita e com baixa agilidade, sem a visibilidade do que acontece nos pontos de venda. Por isso, a M. Dias Branco busca uma solução que permita a consolidação e o cruzamento ágil de informações, o tratamento e a análise desses dados, vindos de diferentes fontes, incluindo sell in e sell out, e que forneça insights relevantes para o desenvolvimento de planos de marketing assertivos e apoio a novas oportunidades de negócio. As startups interessadas podem se inscrever até o dia 21 de abril.
Assim como na edição anterior, o Germinar é realizado em parceria com a Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação. O programa foi estruturado em cinco fases: inscrições; seleção de até 30 startups em 22 e 23 de Maio no Germinar Day, em São Paulo; imersão em cada um dos desafios junto à área responsável na M. Dias Branco; desenvolvimento do projeto piloto; apresentação e avaliação dos resultados obtidos a partir da solução proposta. O programa será concluído em 17 de outubro. As startups que apresentarem soluções avaliadas como bem-sucedidas poderão ser mantidas como parceiras de comercialização ou fornecedoras da companhia. Além disso, há possibilidade de serem discutidos potenciais investimentos.
“A conexão com startups favorece a agilidade no processo de inovação, podendo inclusive diversificar o portfólio da M. Dias Branco, ao mesmo tempo em que estimula e potencializa o crescimento destas empresas iniciantes”, ressalta Fabio Cefaly, Diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores e um dos responsáveis pelo Germinar.
Em 2018, a M. Dias Branco promoveu a primeira edição do Germinar, obtendo resultados positivos. Após análise criteriosa das propostas e resultados apresentados, as startups Winwin, Bioinfood, Celivita, Mandala, Noviga, Postmetria, Snapcart e xGB foram selecionadas, aptas para novas oportunidades de parcerias e estabelecimento de contratos de negócios com a M. Dias Branco. Além da aplicabilidade da solução dentro do desafio proposto, foi avaliada a sintonia com a visão de negócios da companhia, o engajamento e o conhecimento técnico do parceiro, além da influência positiva que cada empresa possui na sociedade.
Case de marketing em 2018. Especificamente do ponto de vista de marketing, a missão do Germinar era que as startups apresentassem projetos de ferramentas já desenvolvidas, com o objetivo principal de proporcionar aos consumidores uma experiência de compra diferenciada, lúdica e multissensorial. Dentro desse desafio, destacou-se a iniciativa da WinWin, empresa que desenvolveu um projeto de game em realidade aumentada para Treloso, uma das 19 marcas da M. Dias Branco.
O game proporcionou uma experiência de caçada às moedas Treloso durante um mês em quatro lojas de clientes parceiros, que foram selecionados para a execução em Recife. A ação foi aberta para todos os consumidores, sendo necessário apenas o download do aplicativo Clube Treloso e a presença física em uma das lojas selecionadas para iniciar a brincadeira. A cada cinco moedas caçadas, o consumidor estava apto a resgatar um brinde.
Para os líderes do Germinar, a ação foi um sucesso, pois além de estreitar e fortalecer a relação comercial com os clientes, estimulando o consumo dos itens da marca Treloso e gerando fluxo para as lojas, proporcionou aos consumidores mais experiências e conexões de memórias afetivas com a marca, o que reflete diretamente na decisão de compra.
Para mais informações sobre o Programa Germinar e inscrições: http://germinarmdiasbranco.com.br
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Contando com sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos, bits de cereais, cobertos de chocolates, torradas e refrescos. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 20 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.
Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e 37 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.