Segunda fase do plano de retomada terá 100% do comércio funcionando na Capital. De acordo com a CDL de Fortaleza, na primeira fase, as lojas registraram em média 35% do fluxo habitual de consumidores
Na próxima segunda-feira, dia 22, está previsto o início, em Fortaleza, da segunda fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Estado do Ceará, elaborado pelo Grupo de Trabalho Estratégico, envolvendo o Poder Executivo, sociedade civil e setor produtivo, representado pela CDL de Fortaleza e outras entidades classistas, como a Fiec e a Fecomércio. O plano que começou a ser colocado em prática no dia 1⁰ de junho foi organizado de acordo com protocolos sanitários para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Até agora, 17 setores da economia, entre comércio, indústria e serviços, já puderam voltar às atividades de forma parcial com até 40% dos trabalhadores. Já, na segunda fase, as lojas de rua e dos shoppings poderão abrir com 100% dos empregados.
Nesta segunda fase, seis cadeias que começaram a abrir nas fases anteriores, terão funcionamento pleno. Além do comércio em geral, voltam 100%: indústria química e correlatos; artigos de couros e calçados; metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; energia elétrica e construção civil. Já as atividades econômicas e comportamentais que voltam com 20% a 40% de trabalhadores ou de público são sete: comunicação, publicidade e editoração; indústrias e serviços de apoio; tecnologia da informação; assistência social; alimentação fora do lar (restaurantes de 9h às 16h); atividades religiosas; e esporte, cultura e lazer (apenas aluguéis de equipamentos).
Dados da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará apontam que 105.596 trabalhadores devem voltar às atividades na Grande Fortaleza, nesta segunda fase. Somando às fases anteriores (de transição e fase um), 219.693 funcionários dos 17 setores estarão trabalhando a partir desta segunda-feira, dia 22. O número é a metade do total de trabalhadores formais empregados nas empresas da Grande Fortaleza.
De acordo com o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, apesar do retorno de 100% dos trabalhadores, o horário de funcionamento das lojas do Centro e dos shoppings centers permanece reduzido. No Centro, as lojas abrem de 10h às 16h, e nos shoppings de 12h às 20h. Nos sábados e domingos, o funcionamento não terá horário estipulado, desde que cumpra a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Assis Cavalcante pontua ainda que para as etapas do plano serem cumpridas é preciso que todos respeitem os protocolos de segurança. “Quando tem um decreto novo e entra uma nova fase, tem sempre uma expectativa muito grande. No dia 8, quando começou a fase 1, muita gente veio ao Centro na euforia, mas depois o movimento se estabilizou. O importante é evitar aglomerações, manter o distanciamento social, usar as máscaras e fazer uma higiene constante nas lojas”, afirma.
Ainda sobre o movimento de clientes nas lojas, a CDL de Fortaleza chegou a registrar cerca de 40% do fluxo considerado normal de consumidores, no último sábado, dia 13. Ao longo da semana, a movimentação é de até 35%, em média, do público habitual.
DADOS DA FASE 2
– Cadeias já liberadas na Fase de Transição e na Fase 1, agora com funcionamento pleno:
Comércio em geral e shoppings
Indústria química e correlatos
Artigos de couros e calçados
Cadeia metalmecânica e afins
Saneamento e reciclagem
Cadeia energia elétrica
Cadeia da construção
– Novas atividades liberadas:
Comunicação, publicidade e editoração (Agências de Publicidade, Marketing, Edição e Design)
Indústrias e serviços de apoio (Organizações Associativas, Contabilidade, Direito, e serviços de apoio administrativo)
Tecnologia da Informação (Técnica)
Assistência Social (Defesa de Direitos Sociais, e Serviços de Assistência Social sem alojamento)
Alimentação fora do lar (Restaurantes das 9h às 16h)
Atividades religiosas (Celebrações religiosas com 20% da capacidade)
Esporte, cultura e lazer (Aluguéis de equipamentos)
TRABALHADORES LIBERADOS NA GRANDE FORTALEZA
Fase de transição – 44.868
Fase 1 – 69.229
Fase 2 – 105.596
TOTAL – 219.693