A Oi passou a oferecer no início de 2017, o Mapas, um novo produto para governos e empresas que precisam de dados detalhados sobre as cidades. A iniciativa faz parte da estratégia de Big Data da companhia de monetização dos seus arquivos gerando insights para decisões de negócios dos clientes.
O produto traz endereços de todos os logradouros, acompanhando as mudanças provocadas pela evolução das cidades, com o surgimento de novas ruas, bairros, prédios e condomínios, e o esvaziamento de outras áreas. Os dados são atualizados a partir de uma combinação de imagens feitas por satélite com atualizações de equipes de campo da Oi que percorrem a cidade para realizar a manutenção da rede da operadora. Grandes players globais e nacionais de geotecnologias já são clientes deste serviço. Estas empresas usam os mapas para ter o máximo de precisão em informações que influenciam em serviços como o Uber, por exemplo, que necessita de uma base de endereços detalhada para calcular viagens, localizar clientes e endereços em que eles querem ir. A Oi já obteve uma receita de R$ 30 milhões com o novo serviço, que, pelo aproveitamento das empresas que o utilizam, auxiliam a mobilidade dos moradores das grandes cidades no dia a dia.