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Home Economia e Negócios

Marcas do Grupo Boticário ampliam debate sobre Inteligência Artificial, User Experience e jornada de compra do consumidor no Fórum E-commerce 2023

O uso da tecnologia para melhorar a experiência do cliente e o poder das lojas físicas na digital foram alguns dos temas debatidos por Beleza na Web e monomarcas do Grupo Boticário no maior evento de e-commerce da América Latina

by Oswaldo Scaliotti
7 de agosto de 2023
in Economia e Negócios
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A tecnologia precisa ser uma aliada, mas deve ser utilizada com cautela, responsabilidade e governança. Essa foi a principal mensagem das palestras dos porta-vozes de Beleza na Web e monomarcas do Grupo Boticário na 14ª edição do Fórum E-commerce Brasil 2023, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho, em São Paulo.

Em debate que encerrou o evento, Philipp Nguyen, Diretor Executivo de Dados do Grupo Boticário, comentou sobre o uso de Inteligência Artificial Generativa (GenIA), um tipo de IA que pode criar novas informações a partir de algo já existente e que pode proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor, além de aumentar a produtividade dentro das empresas. Com intenso investimento desde 2019, a área de tecnologia do Grupo Boticário, ampliou em mais de 10 vezes o número de colaboradores em quatro anos. “Nós não somos apenas uma empresa omnicanal, mas também um ecossistema de beleza, que, cada vez mais, tem se tornado uma empresa de tecnologia”, pontuou Nguyen.

Hoje, a inteligência artificial já faz parte da cadeia inteira do Grupo, como por exemplo na automação de testes no laboratório, na previsão de demanda, ou na escolha das melhores localizações de novas lojas. “A IA Generativa com certeza é uma revolução, que provocou reações não apenas na sociedade civil, mas também nas empresas. Mas, como qualquer tecnologia, não podemos usá-la indiscriminadamente. É preciso entender como isso impacta nossos colaboradores e consumidores. Por isso, para utilizá-la de forma segura, precisamos treinar pessoas, estabelecer processos de governança e criar meios para habilitar o uso dessa tecnologia na empresa inteira”, comenta.

Omnicanalidade e phygital

Atuação omnicanal e o chamado phygital são tendências também abordadas por outras duas palestras do Grupo Boticário para o evento: uma sobre métodos de design inclusivo no jeito de pensar nos e-commerces do Grupo Boticário, com Luis Felipe Vieira Sobral, Diretor de User Experience do Grupo Boticário; e outra com Maria Isabel Miranda, Diretora Executiva de Beleza na Web do Grupo Boticário, sobre o poder das experiências físicas para reforçar a jornada de consumo em plataformas digitais.

“É sobre ouvir pessoas. E, quando eu digo isso, estou me referindo a todas as pessoas, inclusive, de diferentes grupos minorizados que devem ser considerados. Precisamos agir com empatia e alteridade, que significa entender a experiência a partir do olhar do outro tirando a gente – o negócio – do centro da decisão”, exemplificou Sobral, ao comentar a respeito dos processos realizados pelo Grupo para identificar pontos a melhorar e encontrar soluções para tornar a experiência do cliente no marketplace do Boticário cada vez mais acessível e diversa.

Considerando especialmente como colocar em prática o conceito de phygital, unindo o físico com o digital, Maria Isabel Miranda explicou como ações que parecem simples podem trazer muita visibilidade para a marca – especialmente quando são soluções que fazem sentido com os produtos e serviços oferecidos. “A loja da Beleza na Web no bairro de Moema, em São Paulo, é  totalmente integrada com o nosso aplicativo. Temos as mesmas mecânicas, preços, calendário de ativações, com a possibilidade de experimentação e experiência que o ambiente físico nos proporciona. Além disso, a Beleza na Web passou a realizar ações de mídia Out of Home, que mostra o poder de gerar awareness e aproxima a nossa marca do nosso público”, finaliza a executiva.

 

Sobre Beleza na Web

Beleza na Web é a maior plataforma digital de beleza no Brasil, com um vasto portfólio de marcas exclusivas que vai desde produtos para cabelo e corpo, até perfumaria e maquiagem, além de itens para o bem-estar sexual, casa, pet e saúde. A empresa ainda possui uma seção exclusiva para profissionais do mercado chamada Beleza na Web Pro e um blog denominado “Loucas por Beleza”, que é considerado referência no setor. A marca reflete a evolução da plataforma e dos consumidores, reforçando o papel de facilitador da beleza, com intuito de potencializar e fazer parte de uma jornada de descobertas.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realiza testes em animais.

*Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2021. Total Brasil, 2000 lares.

**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Vult, O.u.i, Dr. JONES, Truss e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold e sua divisão para o mercado B2B, chamada MultiB. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo que oferece ainda  soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São 14 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 64 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.  A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br.

Tags: ampliam debate sobre Inteligência ArtificialGrupo Boticáriojornada de compra do consumidor no Fórum E-commerce 2023marcasMarcas do Grupo BoticárioUser ExperienceUser Experience e jornada de compra do consumidor no Fórum E-commerce 2023
Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti é jornalista formado pela UFC, MBA em Informações Econômicas e Financeiras pela FIA/BM&FBovespa e especialista em Assessoria em Comunicação pela Unifor. Foi eleito por duas vezes Melhor Profissional de Imprensa pela Apimec do Nordeste, tendo ainda conquistado vários prêmios jornalísticos nacionais, como Imprensa de Educação ao Investidor da BM&FBovespa, Prêmio BNB de Jornalismo e CDL de Jornalismo. Desde 2002, atua nos maiores jornais impressos e portais de notícias do Ceará. Contato: osnjornalista@gmail.com

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