Todo mundo já ouviu falar em marketing e propaganda ou já viu comerciais de TV e grandes outdoors nas ruas. No entanto, essas publicidades, embora muito eficientes, necessitam de altos investimentos e nem todos os pequenos e médios empresários podem pagar a contratação desses serviços. Por isso, a solução para micro e pequenas empresas tem sido o marketing digital, que em tempos de uma economia instável, tem sido tratada como a grande aposta para se sobressair frente a concorrência sem utilizar de muitos recursos financeiros. Além de ter um baixo custo, campanhas digitais são capazes de viralizar em questão de minutos e é possível conquistar muito clientes através da Internet.
De acordo com o especialista em marketing digital e fundador do Impulsor Digital, Jhon Viana, as novas ferramentas de marketing surgem para que as empresas possam ter uma maior visibilidade no mundo tecnológico e, efetivamente, alcançar mais clientes por meio da presença digital construída na internet. “A produção de conteúdos de uma empresa é capaz de gerar uma exposição de credibilidade para o negócio. Com ferramentas e técnicas existentes no marketing digital, a divulgação torna-se mais eficiente e a marca passa a ganhar mais engajamento. Dessa forma, as chances do negócio alavancar é real”, explica.
De acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’, nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet assumem o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas ou contratar serviços. “Investir em marketing digital, diante da atual configuração mercadológica é fundamental, pois a empresa precisa estar sempre disponível para seu cliente, principalmente no momento em que ele procura o seu produto ou avalia os seus serviços. Tornar a empresa sempre visível para os consumidores é sinônimo de resultados positivos para a empresa”, relata Jhon.
As tendências para 2017
Enquanto alguns acreditam que o espaço da internet vai se expandir com mais empresas entrando no mundo digital, outros acham que haverá uma reforma completa de como os usuários e gigantes motores de busca irão dar preferência à enorme quantidade de dados disponíveis na internet. “A indústria do marketing on-line é grande, complexa e volátil. Quanto mais cedo você atingir um usuário de internet, melhor para você recorrer a eles e ficar à frente de seus concorrentes”, avalia Jhon
Uma das tendências para o próximo ano, por exemplo, será a predominância crescente de anúncios em vídeo. Apesar de não serem nada novos para gigantes de mídia como YouTube e Facebook, a notícia de que o Google entrará na briga com publicidade em vídeo vai mudar todo o espectro de propaganda online. “Isso também sugere a crescente aceitação de anúncios de vídeo entre usuários e, como a tendência é continuar, podemos esperar diferentes tipos de anúncios em vídeo aparecendo em nossas telas em breve”, ressalta Jhon.
O domínio do Mobile sob desktops também é esperado, já que 2016 já foi um grande ano para celulares, tablet’s e afins, que, em média, obtiveram 83% de acessos a websites mundiais. Já os sites que não tem páginas otimizadas para dispositivos móveis foram severamente punidos com baixa nos ranqueamentos orgânicos. “A previsão para 2017 é que os dispositivos mobile dominem até 95% dos acessos online, o que significa que quem ainda não tem seus sites otimizados para eles precisam se preocupar”, explica.
Por último e não menos importantes, 2017 pode ser o ano da tecnologia wearable e dispositivos inteligentes. Nos últimos anos, temos visto a inauguração das iWatch Apple, Google Glass, Moto 360 e outros dispositivos semelhantes que podem ser usados o tempo inteiro e assim mantê-lo ligado com o mundo digital. “No próximo ano veremos mais desses dispositivos e inovações em tecnologia wearable, o que vai mudar toda a paisagem do marketing local. O marketing digital incidirá sobre o potencial dessa tecnologia”, prevê Jhon.
* postado por Oswaldo Scaliotti