Os mais de 100 convidados foram surpreendidos com um jantar interativo, no qual quadros de arte “conversavam” entre si para dar boas-vindas ao público. Após um breve blackout, a técnica de projeção mapeada nas mesas trouxe ainda mais dinamismo e graça à experiência. Para a cerimônia, nada de protocolos. A apresentadora Ana Flávia Bezerra surgiu no telão através da tecnologia virtual production, conjunto de técnicas cinematográficas executadas em um ambiente de computação gráfica. Para isso, a tecnologia Aximmetry alcançou a integração perfeita de ambientes reais e virtuais com a interação de luzes virtuais e objetos do mundo real a partir do chroma key. No Nordeste, a Terravista Filmes já utiliza essa tecnologia que gera espaços e permite que as cenas sejam gravadas com as paisagens já reproduzidas na tela.
ABInBev
A Anheuser-Busch InBev (ABInBev) é a empresa multinacional de bebidas e cervejas formada em 2004 pela fusão da belga Interbrew e da brasileira Ambev. Resultado disso é um portfólio de mais de 700 marcas presentes em 100 países, o que coloca a companhia no patamar de uma das cinco maiores empresas de bens de consumo do mundo. Foi sobre a estratégia de Marketing dessa gigante que Arnaldo Garcia conversou no Marketing&Relacionamento.
Com destaque para a mudança de posicionamento de Beer Company para Cheer Company, o executivo destacou a ideia de proporcionar experiências de marca ao consumidor, indo bem além do produto. Segundo Arnaldo, “emoções aumentam vendas”, uma vez que a intenção de compra está associada a associação de atributos. Além disso, compartilhou a importância do share of heart das marcas, passeando por conceitos de arquétipos de Carl Jung, Golden Circle do contemporâneo Simon Sinek e a estratégia de Comms Planning, para eliminar gaps entre mídia e criação. Arnaldo Garcia também analisou grandes cases premiados e sinalizou tendências para os próximos anos, como a adesão de influenciadores nas estratégias de marketing e responsabilidade social.
Entenda sobre virtual production
É através da Unreal Engine, um software de programação de games usado em jogos, que a equipe de direção cria cenários 3D exclusivos para serem exibidos nos telões de LED. Os cenários são produzidos em 360º, para tornar a movimentação mais real. Então, usando um equipamento de rastreio virtual, ajusta-se às câmeras aos painéis e, conforme elas mudam de posicionamento, o cenário também se move para acompanhá-las. A vantagem é que agora você não precisa se deslocar para um set de filmagem.
“É possível gravar em Roma, na praia, numa farmácia, tudo em um só dia e em um só lugar, facilitando a logística e a pré-produção de filmes”, explica Ednei Martins, diretor da TerraVista360. “Se o diretor quiser reproduzir o espaço que existe na vida real, como o ponto turístico de uma cidade, basta usar uma tecnologia óptica chamada LIDAR para escanear o local, torná-lo tridimensional e inseri-lo no sistema”, destaca.
E não para por aí. A maior produtora audiovisual do Nordeste segue investindo em inovação para ampliar o repertório dos clientes na hora de produzir uma campanha. A produtora conta com a tecnologia Aximmetry para possibilitar a integração perfeita de ambientes reais e virtuais com a interação de luzes virtuais e objetos do mundo real a partir do chroma key. Essa mágica, que não se limita ao background e paredes do estúdio e ainda traz mais realidade à produção. “As grandes indústrias de transmissão e entretenimento estão usufruindo dessas novidades e nós, com pioneirismo, também já adotamos esses serviços no nosso portfólio”, conta Ednei.
Patrocinadores
Terravista360, Eletromidia Fortaleza, Grupo UrbMidia, Aaron Rótulos & Etiquetas, EBM QUINTTO, Amar.elo, Sobral Gráfica, R. do Sol e L’Ô Restaurante.
Realização
Nosso Meio