Na América Latina e Caribe (LAC), um dos pilares do programa — o Fintech Express — será expandido para além do Brasil para permitir que fintechs se integrem à rede Mastercard em questão de semanas e que escalem seus negócios no longo prazo.
O Accelerate permitirá que as fintechs sejam integradas à Mastercard em questão de semanas e com uma experiência guiada por tudo o que a empresa de tecnologia de pagamentos pode oferecer. Os participantes do programa são conectados a diferentes áreas da empresa para integrarem a tecnologia da Mastercard ao seu negócio, alavancando conhecimento e serviços de cybersecurity, atrair novos clientes e alcançar novos mercados e segmentos. Além disso, o compromisso da Mastercard com a inclusão financeira impulsiona o desenvolvimento focado no produto, ajudando os participantes a co-criarem soluções que permitam uma economia mais inclusiva.
“O Mastercard Accelerate é um acesso único para as inúmeras maneiras que a Mastercard pode ajudar as fintechs de todo o mundo a crescerem e escalarem seus negócios de forma sustentável”, disse Michael Miebach, Chief Product Officer global da Mastercard. “As fintechs estão contribuindo para a rápida transformação digital que torna a vida mais conveniente, mais simples e gratificante. Somos o parceiro ideal das principais fintechs em todo o mundo e, com o Accelerate, convidamos a próxima geração de empreendedores globais a se unirem a nós”.
“E, para os nossos parceiros e clientes de instituições financeiras, o Mastercard Accelerate fornece acesso à próxima geração de empresas e empreendedores inovadores, com um portfólio de startups e fintechs parceiros prontos para criarem e colaborarem no desenvolvimento de novas experiências”, acrescentou Miebach.
O Accelerate é composto por uma variedade de programas premiados que ajudaram participantes de todo o mundo a acessar e se beneficiar do ecossistema, dos clientes e das inovações da Mastercard: Mastercard Fintech Express, Mastercard Engage, Mastercard Start Path e Mastercard Developers.
Mastercard Accelerate — apoiando fintechs e escalando seus negócios na América Latina e no Caribe
Um dos pilares do Accelerate, o Fintech Express, será essencial para avançar o crescimento das fintechs na América Latina. O programa conquistou grande sucesso para as fintechs no Brasil e agora está pronto para ser expandido para outros mercados latino-americanos. O Fintech Express fornece um conjunto personalizado de regras, produtos e serviços digital-first, projetados de acordo com as necessidades exclusivas das fintechs para ajudá-las a crescer na velocidade exigida por elas e seus clientes.
“A oportunidade de mercado para os bancos digitais e fintechs é clara, e a criação de uma estrutura para acelerar o modelo de engajamento é o próximo passo para continuarmos sendo o parceiro ideal das fintechs que desejam crescer na América Latina”, disse Kiki del Valle, vice-presidente senior de Parcerias Digitais da Mastercard para América Latina e Caribe. “A história de sucesso da Mastercard em parcerias com fintechs, especialmente no Brasil, é resultado de muita colaboração e confiança. Nos últimos cinco anos, comprovamos que o nosso formato de parceria agrega valor, e por isso conquistamos mais de 90% de participação desse mercado até o momento. Trabalhamos com associações de fintechs em diferentes mercados, adotando uma abordagem proativa na construção de parcerias, identificando as empresas mais brilhantes com a tecnologia mais promissora e resolvendo seus desafios com inovação digital, conexões comerciais, bem como fazendo investimentos estratégicos nesse setor. Agora estamos animados para replicar esse mesmo sucesso em outros mercados da região”, completou Kiki.
Apoiando o futuro das fintechs na América Latina
A Mastercard está comprometida com as fintechs na América Latina há vários anos. Hoje, essas fintechs – Nubank (Brasil); C6 Bank (Brasil); BanQi da Via Varejo (Brasil); Ualá (Argentina) e albo (México), para citar algumas — transformaram-se em poderosas marcas que emitem cartões 100% Mastercard.
• Investindo no sucesso de longo prazo, o Nubank trabalha exclusivamente com a Mastercard desde o seu lançamento em 2014, quando se tornou o primeiro emissor 100% digital no Brasil. “O Brasil e a América Latina estão entre os mercados de maior concentração bancária do mundo. Nós chegamos recentemente a 15 milhões de clientes e agora estamos expandindo nossas operações para o México e Argentina, com o apoio constante da equipe da Mastercard”, disse Vitor Olivier, VP of Consumers do Nubank.
Liderando a inclusão financeira
• Com o objetivo de facilitar a entrada no sistema financeiro, o Ualá vem trabalhando com a Mastercard para expandir sua operação na Argentina. “A nossa missão é trazer serviços financeiros da América Latina para o século XXI. O Ualá oferece uma experiência inovadora e integrada, acolhendo os desbancarizados e oferecendo melhores serviços financeiros para todos. Nunca esperávamos emitir mais de um milhão de cartões em dois anos. Trabalhar ao lado de um parceiro ágil que entende igualmente o valor da inclusão financeira para o desenvolvimento de um país teve um impacto valioso em nosso crescimento“, disse Andrea Arrébola, Diretora Comercial de Ualá.
• Com o objetivo de fornecer as ferramentas necessárias às pessoas para acessar serviços financeiros e alcançar um futuro financeiro mais seguro, a Mastercard firmou parceria com a Via Varejo, um dos principais varejistas do Brasil, e a Airfox, uma Fintech incubada na Universidade de Harvard (EUA). “O nosso sucesso dependia de encontrar clientes com o perfil certo e oferecer a eles uma solução completa de banco digital de uma maneira que fizesse sentido para eles. Com nossa parceria com a Mastercard, conseguimos encontrar o parceiro certo, com a melhor experiência local, para colocar nossas soluções de serviços financeiros ao alcance de comunidades anteriormente marginalizadas”, disse Helisson Lemos, da Via Varejo.
Entregando a melhor experiência para o usuário
• Dedicado a inovar a jornada do consumidor, o C6 Bank está colaborando com a Mastercard para desenvolver produtos e soluções como prevenção a fraudes e recompensas que atendam às necessidades de seu público-alvo. “Por meio de nossa parceria com a Mastercard, conseguimos trazer soluções simples e seguras para nossos clientes. O fato da Mastercard ter integrado o C6 Bank à sua rede em menos de 60 dias foi uma parte extremamente valiosa da parceria ”, disse Maxnaum Gutierrez, head de produtos do C6 Bank
Rapidez na implementação e crescimento das fintechs
• Tão importante quanto a etapa de expansão é a velocidade de lançamento nos mercados de atuação. A Mastercard está desafiando os modelos de negócios tradicionais para acelerar o processo de integração, fazendo parcerias com diferentes processadoras para lançar novos programas no mercado de forma mais rápida. Entre os exemplos estão parcerias com o Banco C6, Nubank and BanQi da Via Varejo, que foram totalmente integrados à nossa rede em menos de 60 dias.
• O modelo agnóstico do Bin Sponsor da Mastercard oferece flexibilidade às fintechs, pois permite que comecem a emitir cartões em não mais de 4 semanas e dá a elas o direito de escolher seu parceiro preferido. O primeiro parceiro certificado a oferecer esse serviço é a Orbitall.
• Como alternativa à integração direta, a Mastercard desenvolve relacionamentos proativos e com processadoras como CSU, DXC Technology, Pismo, Orbitall, Conductor e Tutuka, por meio de um modelo de certificação para o Express Onboarding, que reduz de 6 meses para não mais do que 10 semanas o tempo de entrada no mercado.
Para saber mais sobre os parceiros da Mastercard e como trabalham conosco, visite o site mastercard.com/fintech
Para mais informações, visite http://www.mastercard.com/fintech.