São mais de 40 medidas e protocolos adotados pelo RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy para preservar a saúde de todos, trazendo segurança e tranquilidade. Horário reduzido, uso obrigatório de máscaras, instalação de dispensers de álcool em gel, medição de temperatura de clientes, automatização das canecelas de estacionamento, pulverização do mall, sistema de ar-condicionado com renovação do ar, entre outras medidas, fazem parte das ações para retomada.
Os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy retomam suas atividades na próxima segunda-feira (08/06), com funcionamento em horário reduzido, das 12h às 20h, de segunda a domingo. O Ceará é o primeiro estado onde os shoppings do Grupo JCPM reabrirão, entre os 11 empreendimentos da holding. Nessa fase inicial, abrem lojas de todos os segmentos, exceto cinema, teatro, academia, atividades de lazer e educação. As operações de alimentação funcionarão em formato conhecido como “para viagem”, modelo em que o cliente retira o produto no balcão, mas não é permitido o consumo no local como, por exemplo, nas mesas da praça, restaurantes ou quiosques. As operações de entretenimento, academia e alimentação com atendimento no local só passarão a funcionar posteriormente, conforme plano do Governo.
Para essa reabertura, serão adotadas mais de 40 medidas, envolvendo colaboradores, cliente e lojistas, com intuito de preservar e zelar pela saúde de todos que circulam nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy. Os protocolos seguem determinações do Governo e estudos e pesquisas desenvolvidos pelo Comitê de Reabertura do Grupo JCPM, que desenvolveu um Manual de Retomada com orientações para serem implementadas em todos os shoppings da holding.
Entre as medidas, os shoppings estão com automação do sistema de cancelas de estacionamento, sem a necessidade de tocar no botão para retirada do cartão. Além disso, todos os clientes, lojistas e colaboradores terão a temperatura medida e precisarão utilizar máscara de proteção para circular nos empreendimentos. As entradas contam com tapetes desinfetantes e as áreas comuns como elevadores, corrimãos, guarda-corpo, banheiros e outros locais onde há maior contato das pessoas estão com a limpeza reforçada.
Diariamente, os espaços também contam com pulverização com produto “Vulcan Hospitalar Becker” e foram ampliados os dispensers de álcool gel 70% pelo mall, sendo alguns com pedal. São mais de 120 pontos do RioMar Fortaleza e mais de 100 pontos, no RioMar Kennedy.
Quanto ao sistema de ar-condicionado, na casa de máquina está sendo utilizado o “Vulcan Hospitalar Becker” para higienização, realizada a substituição frequente de filtros de maior capacidade de filtragem, abertura de 100% do ar exterior, os sensores de CO2 foram desligados, tudo para contribuir com a renovação constante do ar.
Sobre o Grupo JCPM
O Grupo JCPM, que tem como presidente o empresário João Carlos Paes Mendonça, é referência no setor de Shopping Center e está majoritariamente no Nordeste com participação em 11 shoppings. Todos os shoppings estão implementando as medidas abaixo para suas retomadas. O Ceará é o primeiro estado onde os shoppings do Grupo reabrirão, com a retomada do RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy. Os outros empreendimentos do Grupo são: em Sergipe, RioMar Aracaju e Jardins; em Pernambuco, RioMar Recife, Tacaruna, Guararapes, Plaza Casa Forte e Shopping Recife; e na Bahia, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Atua ainda no setor imobiliário, sobretudo com empresariais associados aos grandes centros de compras. O Grupo JCPM está presente também no setor de comunicação com o Sistema Jornal do Commercio, produz vinhos na região do Douro, em Portugal, com a Quinta Maria Izabel e desenvolve forte trabalho social através da Fundação Pedro Paes Mendonça, na Serra do Machado, e do Instituto JCPM de Compromisso Social, no Recife, em Salvador, em Fortaleza e em Aracaju.
CONHEÇA AS MAIS DE 40 MEDIDAS E PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DOS SHOPPINGS RIOMAR
Colaboradores
– Criação de comitê multidisciplinar para avaliação frequente das atualizações dos órgãos de saúde e diretrizes governamentais.
– Todos os colaboradores devem utilizar máscaras e portar álcool gel de uso individual e obrigatório, foram fornecidos kits para os funcionários do shopping com máscaras e material educativo pelos empreendimentos;
– Medição de temperatura de colaboradores, terceirizados e lojistas para acesso, tendo casos de febre, não ingressam no local e retornam para casa, permanecendo em acompanhamento médico;
– Áreas de descanso direcionadas aos colaboradores fechadas para evitar aglomerações;
– Nos refeitórios destinados aos colaboradores, reduzidas a quantidade de cadeiras e de mesas, como também retirados itens como sofás e TV;
– Promoção contínua de boletins e comunicados informativos e educativos para conscientizar os colaboradores dos shoppings.
Operações
– Obrigatório o uso de máscaras aos nossos clientes, funcionários dos shoppings e das lojas, terceirizados ou qualquer pessoa que esteja circulando no shopping. Fica impedido o acesso ao shopping de pessoas que não estejam usando máscaras de proteção;
– Medição de temperatura de clientes;
– Instalação de tapetes desinfetantes em todas as portas de acesso dos empreendimentos;
– Portas não automáticas abertas para reduzir contato com maçanetas;
– Disponibilização de dispensers de álcool em gel para uso coletivo de consumidores e colaboradores (acessos principais, hall elevadores, final de subida e descida escadas rolantes, espaços de atendimento, acessos colaboradores, autoatendimentos e caixas de estacionamento). Temos mais de 120 no RioMar Fortaleza e mais de 100 no RioMar Kennedy;
– Instalação de dispensers com pedal, sem necessidade de contato;
– Para limpeza dos ambientes está sendo utilizado o “Vulcan Hospitalar Becker“;
– Limpeza reforçada de áreas comuns como elevadores, corrimãos, guarda-corpo, banheiros e outros locais onde há maior contato das pessoas;
– O shopping passa diariamente por uma pulverização com bactericida;
– Nos banheiros: aumento da exaustão, suspensão da utilização de secadores de mão, limpeza intensificada, algumas pias e mictórios bloqueados para uso, respeitando distância de segurança entre eles;
– Sistema de Ar-condicionado: Utilização do “Vulcan Hospitalar Becker” na casa de máquina, substituição de filtros de maior capacidade de filtragem, abertura de 100% do ar exterior, sensores de CO2 desligados, funcionamento das rodas entálpicas parado;
– As escadas rolantes estão sinalizadas indicando a distância correta entre os clientes e dispensers de álcool gel estão disponíveis nos acessos à escada;
– Elevadores destinados ao uso preferencial de idosos, gestantes e deficientes, com um número limitado de pessoas e marcações no piso;
– Controle de acesso aos espaços de atendimento, a partir do tamanho do ambiente, com sinalização da quantidade permitida;
– Suspensão dos empréstimos de scooters, carrinhos de bebês e baterias móveis.
– Bancos do mall reduzidos em 40% e os que ficaram estão distantes uns dos outros em 2m, além de adesivados com indicação de distância correta entre os consumidores;
– Eventos que gerem aglomeração seguem suspensos;
– Placas de comunicação e sinalização com orientações de segurança e medidas em diversos pontos do shopping.
Estacionamento
– Implantação de sensores de aproximação para evitar o toque em botões nas cancelas dos estacionamentos;
– Cartões de Estacionamento higienizados após cada uso;
– Redução das vagas do estacionamento com sinalização para garantir distância entre os veículos;
– Serviço de Valet Parking temporariamente suspenso;
– Instalação de anteparo de acrílico para proteção nos guichês de atendimento (SAC, Posso Ajudar, Caixas Assistidos Estacionamento, Espaço Família e Recepção);
– Marcação no piso indicando distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas em locais com filas de atendimento (SAC, Posso Ajudar, Caixas Assistidos Estacionamento, Autoatendimento);
– Autoatendimentos com distância mínima de 2 metros entre pessoas;
– Pagamento de estacionamento em aplicativo;
– Mensagens de conscientização e educativas nas cancelas de entrada.
Praça de Alimentação
– Auditoria em Segurança Alimentar nas lojas de alimentação intensificadas por empresas terceirizadas;
– As mesas estão adesivadas indicando a distância correta entre as pessoas e será feita a limpeza reforçada a cada troca de usuário;
– Redução em 50% do número de mobiliário na Praça de Alimentação para garantir o distanciamento entre as pessoas;
– Oferta de lavatórios posicionados nas praças de alimentação como reforço aos tradicionais pontos disponíveis nos banheiros.
Conscientização
– Promoção contínua de comunicados e campanhas de junto aos colaboradores, clientes e lojistas para difundir e conscientizar sobre as práticas
de higiene e operacionais enquanto perdurar a pandemia.
– Nos canais de redes sociais, cancelas, radiomall, no mall e imprensa.