Potencializado pelo sucesso das vendas através do aplicativo, um exemplo é o Supermercado Guará, de Fortaleza (CE), que agora passa a oferecer a “Entrega rápida e a Express”, através da ferramenta, garantindo praticidade e comodidade para seus clientes
Com o distanciamento social forçado pela pandemia da Covid-19 muitas pessoas tiveram que se adaptar a uma nova rotina dentro de casa e a forma de fazer compras foi uma delas. Com a mudança repentina de hábitos, milhares de famílias têm buscado comprar alimentos e produtos de higiene via e-commerce e aplicativos de supermercados, aproveitando-se ainda dos serviços de entrega. Tal fator fez com que os números de vendas online subissem nestes primeiros meses de 2020 no comércio varejista de supermercados, acelerando uma tendência que já vinha se configurando recentemente.
Segundo pesquisa divulgada pela Instituto Locomotiva, feita com 1.131 consumidores em 72 cidades de todo o Brasil, com a crise, a mudança de comportamento na hora da compra é bastante evidente, mostrando a expansão no uso de apps (aplicativos), ampliando a comparação de preços e a expectativa de continuar com maior controle nos gastos mesmo depois do fim da pandemia.
Já a 41ª edição do Webshoppers cita um estudo realizado sobre o comércio eletrônico brasileiro, realizado pela Ebit | Nielsen, que mostra um aumento nas vendas no período de 17 de março a 27 de abril de 2020, onde o e-commerce em geral apresentou alta de 20% em novos consumidores, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, o qual registrou um crescimento de apenas 19%. A pesquisa também afirma que o setor que mais se destacou e conquistou novos clientes no comércio eletrônico foi o autosserviço, incluindo a venda de alimentos, apresentando 31% de novos consumidores entre março e abril. No ano passado, neste mesmo período, esse número era 16%, ou seja, os novos consumidores quase dobraram de valor de um ano para o outro.
Segundo Thiago Sena, gerente de Vendas e Marketing da Mercadapp, empresa de solução de vendas online para os supermercados, muitos dos clientes da empresa – sejam pequenas, médias ou mesmo supermercados de bairro – já alcançaram um percentual em torno de 3% de representatividade das vendas online em seu faturamento e projetam chegar aos 7% até o final desde ano. “Verificamos um crescimento nestes percentuais e também no faturamento como um todo. Hoje temos supermercados com um aumento de até 25% em seu faturamento por meio da nossa solução e que conquistaram mais clientes, que nunca tinham sequer ido na loja física, e, com isso, conseguiram chegar a números de até 1 milhão de reais em vendas online por mês”, diz Sena.
A Mercadapp, empresa de solução de vendas online para os supermercados, oferece tecnologia que permite que supermercados de mais de 80 lojas físicas em 16 estados do Brasil possam realizar vendas online e tenham mais uma plataforma para relacionamento e ativação de marca. Com quatro anos de atuação, a empresa utiliza sua expertise adquirida como alavanca para o crescimento de suas lojas parceiras.
Novas expectativas e mirando o pós-pandemia no Supermercado Guará
Inaugurado em 2007, a rede de Supermercados Guará conta com cinco lojas, sendo quatro nos bairros Presidente Kennedy, Jacarecanga, Parangaba e Aldeota, na cidade de Fortaleza, e uma no município do Eusébio, também no Ceará. E, para conquistar ainda mais visibilidade entre os clientes, o supermercado firmou no ano passado a parceria com a Mercadapp, lançando seu aplicativo próprio de compra on-line, alcançando aproximadamente 50 bairros de Fortaleza.
Esse investimento em novas tecnologias atende a necessidade dos clientes que atualmente buscam mais comodidade e praticidade na hora de comprar. É o que garante Flávio Figueiredo, diretor do Supermercado Guará que comemora um crescimento acumulado de 800% no e-commerce. Para ele, a era dos aplicativos veio para dar mais conforto para os consumidores e a rede pretende continuar investindo cada vez mais nesta inovação na busca de atender às novas necessidades do mercado. “Nos reinventamos e crescemos para proporcionar ainda mais comodidade e praticidade para os nossos clientes, e isso tem sido muito positivo. Nossa expectativa é continuar investindo no segmento e-commerce e atender esse novo perfil de clientes, que têm comprado cada vez mais de forma virtual”, explica.
Com o sucesso do aplicativo, a rede varejista já passa a mirar o pós-pandemia e investir em outros serviços, na busca de atrair mais clientes e expandir as vendas para mais localidades. Pensando nisso, neste mês de julho, o Supermercado Guará está lançando uma nova atualização no aplicativo, onde o cliente tem acesso a duas novas modalidades: a Entrega Express, que possibilita compras de até 15 produtos para entrega em até 1 hora; e a Entrega Rápida para compras de 60 produtos enviados em até 2h. As novidades estão ativas para 20 bairros de Fortaleza. O app está disponível em iOS e Android.
Sobre Mercadapp
Com a missão de fornecer economia de tempo e estimular o bom uso dele gerando qualidade de vida para os usuários através da tecnologia no varejo, surgiu em 2016, a Mercadapp, empresa que desenvolve solução de e-commerce para supermercado gerando aumento de vendas e aproximando o cliente a sua loja.
A Mercadapp vai muito além de auxiliar o impulsionamento nos canais de vendas online, ela permite a integração com as lojas físicas, por meio do trabalho de assessoria digital, processos de acompanhamentos e assessorias que auxiliam o supermercado no crescimento de suas vendas online, contendo cadastro de produtos, opções de pagamentos, além de englobar todo o aplicativo do supermercado de acordo com cada loja. Com quatro anos de mercado, a Mercadapp está presente em mais de 80 supermercados em todo o Brasil.