O Costume de Casa é uma campanha de educação ambiental destinada aos colaboradores dos Mercadinhos São Luiz para estimular e incentivar o uso consciente dos recursos.
A campanha agora faz parte do conjunto de ações realizadas pelo Mercadinhos São Luiz visando a preservação do meio ambiente. O Costume de Casa incentiva os quase 1.800 colaboradores da empresa a consumir de maneira sustentável água, luz, papel toalha, papel branco e embalagens, além de alertar para a importância do não desperdício de alimentos e da coleta seletiva.
O objetivo é inspirar uma postura responsável dos colaboradores no tocante à sustentabilidade e promover mudanças de comportamento para o uso consciente de recursos naturais incentivando-os a praticarem essas atitudes também em casa.
Estão sendo distribuídos cartazes e adesivos com frases de efeito fixados próximo a botões de acender luz, torneiras e porta-papéis. Foram formados comitês de colaboradores para pensar formas de otimizar processos nas unidades e, assim, reduzir o desperdício e o setor de Recursos Humanos criou a “Liga da Confiança”, uma narrativa lúdica com 19 super-heróis (1 para cada unidade” e um vilão, o monstro do desperdício). Uma forma lúdica para divulgar, ao longo do ano, os resultados de cada unidade na corrida pela redução do desperdício. Vão ser realizadas edições em quadrinho mensais, além da apresentação dos indicadores para os colaboradores. Também foi implantado o Troféu Sustentar, prêmio que será dedicado à unidade que obtiver os melhores indicadores anuais de redução de consumo de recursos.
Em abril deste ano, outra ação foi implantada nas lojas, o Caixa Verde, no qual os clientes embalam suas compras em sacolas retornáveis ou caixas de papelão, pois não são disponibilizadas sacolas plásticas. A iniciativa visa incentivar os clientes a usarem as embalagens alternativas, diminuindo assim a utilização de sacolas plásticas. Por essa razão, a empresa resolveu criar um caixa exclusivo para esses clientes que querem ter uma atitude sustentável no momento de fazer suas compras. Para que os clientes identifiquem o Caixa Verde, haverá uma comunicação visual diferenciada.
Outras ações de sustentabilidade do Mercadinhos São Luiz
Recentemente, em outubro de 2016, o Mercadinhos São Luiz alugou uma usina eólica no Porto das Dunas e a energia produzida nessa usina é contabilizada e transferida para a rede da Enel. O volume energético produzido mensalmente é então abatido do gasto mensal da empresa com a Enel.
Visando a geração de economia, a rede implantou ainda um sistema de economia reversa, o qual concedeu ao Mercadinhos São Luiz, em 07 de fevereiro de 2017, um certificado de acreditação ao sistema Ecoenel Reverse Energy de Logística Reversa de Resíduos Sólidos, integrado ao consumo de energia elétrica, segundo os requisitos estabelecidos da Lei 12.305/10, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Em junho de 2015, o Mercadinhos São Luiz iniciou o projeto Costume Sustentável com o objetivo de estimular costumes que protejam o meio ambiente e, além disso, gerem benefícios imediatos para os cidadãos. A primeira ação Costume Sustentável da rede é com o Posto de Coleta de Resíduos Costume Sustentável São Luiz. A partir da coleta seletiva de resíduos, o Costume Sustentável, em parceria com o Ecoelce, gera descontos na conta de energia elétrica. Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica pode se cadastrar no Programa Costume Sustentável, basta levar CPF/CNPJ e a conta de energia. Após o cadastro, o cliente pode levar os resíduos até o ponto de coleta dos Mercadinhos São Luiz, localizado na Av. Ulisses Bezerra, 1300, Cidade dos Funcionários. Neste posto de coleta, os clientes podem trocar papel, vidro, plástico, metal, pilhas, baterias e óleo de cozinha por descontos na conta de energia. O material coletado no Posto é recolhido pela Associação de Catadores de Lixo do Pirambu (SOCRELP), que é licenciada pela Prefeitura de Fortaleza e dá destinação adequada a todos os resíduos. A associação recolhe também o óleo das lojas. Todo mês, aproximadamente 700 litros são coletados, tratados e adquiridos pela Petrobras Biocombustível para produção de biodiesel na Usina de Biodiesel de Quixadá.
Além disso, os Mercadinhos São Luiz possuem também um projeto para a produção de composto orgânico (adubo) a partir de frutas e verduras que são desperdiçadas. O material é levado para um sítio, próximo a Itaitinga, onde o adubo é processado, deixando de enviar um grande volume de resíduos ao Aterro Sanitário.
Em 2012, a empresa substituiu as sacolas plásticas comuns por sacolas plásticas oxibiodegradáveis. Essas sacolas se degradam em tempo consideravelmente menor, cerca de 18 meses, já que o plástico produzido por este processo possui aditivos que aceleram sua degradação ao reagir com o oxigênio. Contudo, antes disso, a empresa já havia começado a comercializar as sacolas retornáveis próprias, bem como já disponibiliza caixas de papelão para os clientes levarem suas compras.
Atualmente todo o papelão e o plástico acumulado nas unidades são encaminhados para reciclagem, a coleta seletiva diária é realidade em todas as lojas, são doadas 1,08 tonelada de óleo de cozinha, todo mês, para uma associação de catadores do Pirambu, é feita também a doação de alimentos para o projeto Amigos do Prato.
- postado por Oswaldo Scaliotti