Mesmo com o negócio próspero e emergente, uso medicinal da planta ainda tem enfrentado barreiras que precisam ser desmistificadas e melhor exploradas
O mercado global de cannabis movimentou 18 bilhões de dólares em 2018. Segundo o levantamento da consultoria especializada Brightfield Group, o segmento de derivados da cannabis espera faturar US$ 5,7 bilhões (R$ 20 bilhões) em 2019 e US$ 22 bilhões (R$ 80 bilhões) até 2022 apenas nos Estados Unidos. No Brasil, a importação de medicamentos à base de canabidiol e outros canabinóides para uso pessoal já é permitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2015.
O LATAM Retail Show, mais completo evento de varejo e consumo da América Latina, traz o uso medicinal da planta para o centro do debate. No dia 27, entre 18h30 e 20h, o Mega Fórum discute “O emergente mercado da cannabis: Estratégias e oportunidades”, com dois brasileiros que dirigem iniciativas bem sucedidas no exterior: André Steiner, CEO da White Cloud Montain Quantum Cannabis Jamaica e Gabriela Cezar, CEO & Principal Partner da Panarea Partners. Além deles, também participa a jornalista Valéria França, autora do blog Cannabis Inc, da Folha de São Paulo. A página cobre as movimentações no setor, mostra os “players” e as novidades apresentadas em feiras e congressos de Cannabis que ocorrem pelo mundo.
“No Brasil, a cannabis ainda gera tabu, mas o debate está avançando. Discussões como o cultivo controlado da planta para fins médicos e científicos, além da liberação do uso medicinal da planta no tratamento de várias doenças estão em alta”, destaca Marcelo Toledo, CEO da GS&MD, uma das empresas que compõem o ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza.
Estima-se que, se uma legislação favorável à cannabis medicinal for aprovada no Brasil, o número de pacientes beneficiados poderia chegar a 3,9 milhões em três anos. Isso significa um mercado potencial de R$ 4,7 bilhões por ano, nos cálculos feitos pela empresa de dados NewFrontier em parceria com a start-up brasileira The Green Hub.
Desde que a importação de medicamentos de maconha para fins terapêuticos foi liberada no país, há três anos, mais de 78 mil produtos à base da planta foram trazidos do exterior. As substâncias autorizadas são o canabidiol (CBD) e tetraidrocanabinol (THC). Dados obtidos junto à Anvisa pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), uma rede de organizações não-governamentais que discute o tema, mostram ainda que desde 2015, 4.500 pacientes obtiveram a permissão para importar os canabinoides e 800 médicos foram habilitados a prescrevê-los – o Brasil atualmente possui 452 mil profissionais registrados na Federação Nacional dos Médicos. O país caminha para a liberação do uso medicinal, mas em comparação aos EUA e à Europa ainda há um longo caminho a percorrer.
Negócios com cannabis
A Panarea Partners é uma empresa de serviços bancários de investimento em saúde e ciências biológicas com sede em Nova York, fundada no final de 2015, concentrada exclusivamente em transações em mercados emergentes. Gabriela Cezar, fundadora da empresa, possui mais de dez anos de experiência em mercados em crescimento e um notável histórico em P&D e transações comerciais em países como Brasil, Argentina, Chile e África do Sul. Já participou de negociações de cerca de 500 milhões de dólares em investimentos em vários projetos e programas criados e entregues à América Latina entre 2009 e 2015.
A White Cloud Mountain Quantum Cannabis, liderada por André Steiner, é um negócio singular formado por profissionais provenientes de Brasil, Israel, Jamaica, França, Inglaterra e Uruguai. A empresa encontrou na Jamaica um ambiente único para o desenvolvimento dos potenciais medicinais da cannabis em todos os níveis, desde o cultivo, passando pelas extrações e a criação de uma marca e uma linha de produtos da mais alta qualidade.
O foco principal é o cultivo de variedades específicas com perfil genético analisado e testado, para atuação no tratamento específico de males que se estendem desde a depressão e dores crônicas até o câncer. A White Cloud desenvolve ainda a dosagem correta de cada modo de aplicação, proporcionando aos pacientes a possibilidade de uma cura real através da planta sagrada e da natureza, tratando as causas dos males como um todo e não apenas os sintomas. A fazenda mantém cultivo orgânico híbrido entre módulos, “outdoor sun-grow” e “indoor”, na modalidade boutique: com a mais alta qualidade de matérias primas e sustentabilidade, no qual todos os materiais da produção são produzidos pela própria empresa utilizando técnicas de permacultura.
Considerado o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina, o LATAM Retail Show chega à sua 5ª edição com uma série de atrações e conteúdos inéditos, distribuídos em três dias de Congresso, além da Expo gratuita, que traz 62 horas de conteúdo gratuito e de qualidade, distribuídas em 100 palestras.
O evento acontece de 27 a 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com diversas atrações, como a Arena Mercado & Consumo, a competição Start Me Up, o prêmio de Inovação de Design no Varejo, o Mega Fórum e muito mais. Outro destaque desta edição será a Retail Real Estate Expo, maior feira dedicada a pontos comerciais, shopping centers e expansões varejistas da América Latina.
O evento tem patrocínio da ACI UNIVERSAL PAYMENTS, BORNLOGIC, CREDSYSTEM, CONDUCTOR, DAISY INTELLIGENCE, DATAROBOT, ESTÚDIO JACARANDÁ, IBM, MERCI, OI, POSIGRAF, PROSEGUR, SALESFORCE, SENFF, SET INTEGRATIVE, STIBO SYSTEMS, QUOD, VTEX e ZURICH. GRUPO BOTICÁRIO, INNOVARE BRASIL, LEVITY, MR. CHENEY, NUTTY BAVARIAN, REI DO MATE, ROOTS TO GO e TRUE ESCAPE são os parceiros. Entre os mídia partners estão os portais ADMINISTRADORES.COM, E-COMMERCE BRASIL, LOGWEB, MERCADO & CONSUMO, MUNDO DO MARKETING, PANORAMA FARMACÊUTICO, PROMOVIEW e QUEMFORNECE.COM, as rádios BANDNEWS FM e ENERGIA 97, além do jornal FOLHA DE S.PAULO.
Confira a agenda completa no site www.latamretailshow.com.br.
SERVIÇO – 5º LATAM RETAIL SHOW
Data: 27 a 29 de agosto
Horário: 8h às 20h
Local: Expo Center Norte (Pavilhão Azul) – São Paulo, SP
Website: www.latamretailshow.com.br
Linkedin: www.linkedin.com/company/gouvea-de-souza
Facebook: www.facebook.com/GsmdGouvea
GRUPO GS& GOUVÊA DE SOUZA
Desde 1989, o Grupo GS& Gouvêa de Souza contribui para a expansão e a transformação do mercado nacional e internacional, com uma plataforma estratégica formada por um virtuoso ecossistema de negócios, que tem como principal objetivo aplicar, desenvolver, inovar, analisar e agregar valor a setores ligados ao varejo, consumo, e-commerce, franchising, shopping center e foodservice, por meio de produtos e serviços que só pode oferecer quem tem dirigentes, executivos e profissionais especializados no assunto.
GS&MD RELACIONAMENTO E CONTEÚDO
Empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza responsável pelas plataformas de geração de negócios, relacionamento, conteúdo e conhecimento de alto nível para ajudar empresas de todos os segmentos a desenvolver as melhores estratégias de atuação no mercado de varejo e consumo. Com eventos exclusivos, como o Latam Retail Show, além de study tours nos mercados mais inovadores do Brasil, Estados Unidos e Europa e programas de imersão rumo aos mais importantes eventos do setor, como NRF Retail´s Big Show, Euroshop, NRA Show e Web Summit, entre outros, para trazer insights, tendências e conhecimentos práticos que contribuem para a expansão e o amadurecimento das principais empresas do país e, consequentemente, do mercado varejista brasileiro.
NÜRNBERGMESSE BRASIL
Responsável por promover os mais importantes encontros de fornecedores, distribuidores e revendedores do país em suas feiras de negócios, a NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores empresas internacionais organizadoras de eventos e exposições no Brasil. A companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência. Os principais eventos são Analitica Latin America, Bike Brasil, BIOFACH AMERICA LATINA, FCE Cosmetique, FCE Pharma, Glass South America, it-sa Brasil, PET South America, R+T South America e Veículo Elétrico Latino-Americano