Com suas inúmeras combinações de sabores e estilos, a pizza é um prato versátil do mundo, sendo responsável por agradar paladares em diferentes países, desde as versões mais tradicionais até as mais criativas. E o Brasil não fica de fora deste movimento. De acordo com dados da Kantar, a importância das pizzarias no foodservice para os brasileiros saltou de 12% em 2022 para 17% em 2023.
O crescimento também foi percebido no delivery, principalmente na Geração Z, com alta de 31% na comparação entre 2022 e 2023 para os jovens de 18 a 29 anos, destacando-se como o segundo produto mais pedido no formato, ficando atrás apenas dos sanduíches e hambúrgueres.
Em pesquisa realizada pela Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), estima-se que mais de 1.900 milhões de pizzas são produzidas diariamente no Brasil — o número de pizzarias apresentado no estudo equivale a 75% do mercado, sem contar os Microempreendedores Individuais (MEI). A região Sudeste se destaca por concentrar mais de 52% dos estabelecimentos em operação.
Consumo de pizza no Nordeste
Considerando apenas a região Nordeste, o Ceará é o segundo estado com maior número de pizzarias, representando 20,9% dos estabelecimentos. A Bahia fica em primeiro lugar com 29,3% das pizzarias. Em volume de produção nas capitais, Fortaleza lidera com uma estimativa de 23.702 unidades, já Salvador tem uma média de 18.502.
Enxergando o potencial do mercado, após 15 anos com o Azilados Casa de Sanduíches, o Grupo Azilados expandiu a atuação no Ceará no início do ano apostando na “Em Nome da Pizza”, marca de pizzas com massa de fermentação prolongada que chegou com delivery ágil e o conceito de “15 minutos ou grátis” para pedidos em loja.
Para Jorge Lima, estrategista do Azilados, o modelo de negócio aliado ao perfil dos consumidores, possibilitou o crescimento da nova marca em um curto período. “Em quatro meses, funcionando apenas em uma loja, a Em Nome da Pizza chegou ao faturamento de R$ 100 mil, com resultados atrelados às tendências de consumo que nós conseguimos enxergar, como também a estrutura da nossa operação. Hoje já nos preparamos para expandir a marca em outras unidades”, destaca.