São Paulo, outubro de 2019 – Iniciativa do que teve o objetivo de promover descontos em lojas físicas e virtuais em todo o país, a Semana do Brasil está presente na cabeça de metade da população brasileira. Uma pesquisa online do IBOPE Inteligência mostra que 49% dos brasileiros já ouviram falar dessa campanha, realizada entre os dias 6 e 15 de setembro para aquecer a indústria e o comércio em um período em que a economia é afetada pelo baixo desempenho desses setores. A iniciativa é conhecida, sobretudo, no Nordeste, onde 56% dos entrevistados afirmam já ter ouvido falar da campanha.
Pouco mais de 3/4 dos internautas brasileiros (76%) ficou sabendo da Semana do Brasil pela internet/redes sociais; 59% pela televisão, jornais e revistas; 31% em lojas online e 26% em lojas físicas. Os entrevistados podiam responder mais de uma opção.
Apesar do conhecimento, a maioria (59%) não comprou nenhum produto ou serviço durante essa campanha. Além disso, metade da população (49%) não tem certeza de que os preços realmente são atrativos e não confiam muito em iniciativas como essa, ao passo que 42% acreditam que os preços realmente são atrativos e confiam nessas campanhas. Os demais (9%) têm certeza que os preços não são atrativos e não confiam nessas ações.
Apesar da campanha ter sido promovida pelo governo federal, metade dos internautas brasileiros acham que a inciativa foi dos lojistas, para estimular o consumo, e 32% dizem que foi da indústria. Os que apontam que a Semana do Brasil foi uma ação do governo federal somam 45%.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 a 20 de setembro, com 2000 internautas do painel Conectaí com 16 anos ou mais, de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Sobre o IBOPE Inteligência
Empresa dedicada ao conhecimento do comportamento das pessoas e de todas as suas relações: familiar, social, política, de consumo e de utilização de serviços. Especialista em soluções de pesquisa de opinião e mercado, off e online, quantitativas e qualitativas, geonegócios, inovação, data mining e ferramentas de análise e integração de dados. www.ibopeinteligencia.com
Siga-nos nas redes sociais
Twitter: @IBOPE_In
Facebok: www.facebook.com/IBOPE.In
LinkedIn: www.linkedin.com/company/ibope-inteligencia
Instagram: @IBOPE_In