O artista à frente dos encontros é Leo Faria, um dos precursores e maior expoente da fotografia de Street Style no país
Neste fim de semana, o fotógrafo Leo Faria vem ao Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) para momentos imperdíveis de conhecimento sobre a Fotografia de Moda. A palestra gratuita, no sábado, e o workshop pago, no domingo, irão abordar as técnicas do artista que tem destaque no mundo da moda, assinando editoriais e campanhas importantes, nacionais e internacionais de importantes veículos e marcas.
Leo Faria percorre, há anos, as principais semanas de moda do mundo atrás de imagens. Sua linguagem fotográfica marcante e atual lhe garante espaço de destaque no mundo da moda. Em 2019, ele iniciará um projeto autoral independente, dissociado de marcas, veículos e calendários comemorativos ou comerciais, percorrendo 40 países a procura de formas de expressão vestuária que revelem comportamento e cultura contemporânea buscando encontrar convergências e divergências num mundo interconectado. Esse projeto vem em continuidade a sua incursão no mundo das artes que se iniciou com a série Equals, presente integralmente no acervo do Museu de Fotografia de Fortaleza por meio de uma doação da Canon, Canson e Moldurarte, em que ele busca questionar o seu próprio trabalho no mundo da moda e a moda em si.
A palestra acontece no sábado, 01/09, às 14h, com participação gratuita e inscrições pelo sympla.com.br. Já o workshop é realizado domingo, 02/09, com investimento de R$100,00 em espécie e inscrições presenciais, no Museu.
Perfil Leo Faria – Mineiro, filho de um apaixonado por fotografia. Graduado em Publicidade e Propaganda, foi na faculdade que teve o primeiro e único contato com a fotografia de um modo mais formal e técnico, porém superficial. É um autodidata na fotografia, o que parece ter garantido a liberdade de linguagem e personalidade marcante das suas fotos. Trabalhou em agências de publicidade por 11 anos, 7 deles a frente da sua própria agência, e ministrou aulas de Criação e Fotografia na universidade ESAMC / ESPM. Passou definitivamente para traz das câmeras depois de sucessivas frustrações com fotógrafos que não atendiam suas expectativas enquanto Diretor de Criação e foi aí que, há 12 anos, optou por fazer ele mesmo, se dedicando exclusivamente à fotografia. A Moda sempre esteve presente em seus trabalhos de publicidade e em todo o seu percurso solo na fotografia, mas há 4 anos, numa espécie de fusão esquizofrênica entre o Universo da Moda e as Ruas, a fotografia de Street Style entrou na sua vida e promoveu uma verdadeira revolução. A imprevisibilidade das ruas o ajudou a criar um ciclo virtuoso entre a contradição do mundano e a complexidade da Moda e o permitiu transitar entre campanhas para marcas e editoriais para revistas. Experimentações com o mundo da Arte resultaram numa primeira série chamada “Equals”, que passa a integrar o acervo permanente do Museu da Fotografia Fortaleza. Em 2016, recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo de Melhor Fotografia de Moda do Ano e tem assinado com frequência Editorias para as revistas Elle, Harpers Baazar e L’Officiel. Em 2017, ganhou sua primeira exposição individual durante a SPFW, na Bienal de São Paulo, com a série Equals e lançou, pela Editora Abril em parceria com a revista Elle, o primeiro livro sobre Street Style intitulado Street Style Book – Moda em movimento.
Sobre o Museu
Inaugurado em 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
Serviços:
Palestra “Fotografia de Moda”
Data: 01/09 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Inscrições: gratuitas, pelo site sympla.com.br
Mais informações: (85) 3017-3661
Workshop “Street Style”
Data: 02/09 (domingo)
Horário: 8h30 às 12h
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Pré-inscrições: inscricao@museudafotografia.com.br
Inscrições: R$100,00 (somente em dinheiro, presenciais, no Museu)
Mais informações: (85) 3017-3661