A ministra Tereza Cristina, da Agricultura e Pecuária (MAPA), participou na manhã desta quinta-feira (24) de um evento na sede do Banco do Nordeste durante o qual foram premiados agricultores familiares que implementaram projetos bem sucedidos com recursos do Programa Crédito Rural. O Prêmio Banco do Nordeste AgroNordeste contemplou 16 projetos exitosos do agronegócio e agricultura familiar.
Na ocasião, a ministra destacou o trabalho iniciado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, juntamente com o Senar para o desenvolvimento da agropecuária no Ceará. “Queria agradecer ao Amílcar, presidente da Faec, e a parceria com o Senar, que é primordial para avançarmos no desenvolvimento do setor. O governo não tem pernas para fazer tudo sozinho e essas parcerias são fundamentais para que os projetos avancem”, disse Tereza Cristina.
Já o presidente da Faec, Amílcar Silveira, ressaltou os investimentos feitos por meio do Agronordeste no Estado. “O Senar investiu R$ 80 milhões no Agronordeste, com R$ 40 milhões do Governo Federal. E nós somos o grande parceiro do Agronordeste. No estado do Ceará são 127 turmas do Agronordeste, de um total de 183 turmas do Senar Estadual. Acredito que num futuro próximo nós vamos colher os frutos desse projeto”, disse Amílcar. Focado na assistência e capacitação, o Senar é o pilar da atual gestão para ajudar a alavancar o agronegócio no Ceará.
O AgroNordeste é um plano de ação elaborado pelo Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região Nordeste. Foi lançado em outubro de 2019 e conta com 301 municípios dos nove estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo, divididos em 16 Territórios.