A companhia cearense de tecnologia Mob Telecom completa 20 anos de história em 2016 e anuncia fusão e retorno de duas empresas do grupo: ArgoHost e Mob Solutions, antes vinculadas a empresa MobCom. Além dos serviços de internet e telefonia, a Mob conta com mais duas linhas de produtos, uma para serviços de hosting, a ArgoHost, e outra para serviços de Data Center, a Mob Solutions. A empresa almeja, com a fusão, otimizar recursos e ampliar o faturamento em cerca de 80% em até 2 anos.
Entre os principais serviços oferecidos pela Mob Telecom estão: Internet banda larga, link dedicado de dados, link dedicado de Internet, telefonia, construção e manutenção de redes (DB3 Telecom), hosting (com a linha ArgoHost que traz revenda e hospedagem de sites, email corporativo, registro de domínios com mais de 250 opções de extensão e VPS), serviços de Data Center (com a linha Mob Solutions que traz colocation, virtualização e gerências). E planeja lançar, no primeiro semestre do próximo ano, serviços de automação de marketing digital e IPTV.
A Mob Telecom já é conhecida por trazer ao Ceará grandes inovações no mercado de internet, uma dessas inovações é levar até os municípios mais distantes da capital o acesso à banda larga, seja via rádio ou cabo de fibra ótica.
A matriz da empresa conta com uma localização estratégica em Fortaleza, próximo a Praia do Futuro, onde chegam os cabos submarinos dos backbones internacionais facilitando a distribuição de links de internet com baixa latência, ou seja, há uma redução no tempo de carregamento dos pacotes de dados de um ponto para outro.
Acompanhando essa demanda de levar a internet banda larga para os municípios do interior, a Mob Telecom, que foi a primeira operadora privada de telecomunicações homologada pela Anatel, participa do consórcio do Cinturão Digital do Ceará, projeto criado pela Etice (Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará) que possui uma infraestrutura com 2.600Km de cabo de fibra ótica conectando 92 cidades e atingindo 90% da população urbana, ampliando também sua área de cobertura para proporcionar uma banda larga de boa qualidade e estabilidade com um preço mais acessível, levando outras soluções digitais como TV digital e videoconferências.
Além de levar todas essas soluções, a MOB também proporciona mais oportunidades principalmente para os provedores locais, gerando mais demanda de serviços, rentabilidade e oportunidades de negócios.
Por intermédio da estrutura física da Mob Telecom, cuja presença soma 08 Estados (PB, PI, RN,PE, BA,CE, MA e PA) e centenas de municípios, os serviços de tráfego de dados ponto a ponto ou via Internet são facilmente implantados e monitorados. Além disso, a Mob Telecom é um PIX no PTT Ceará (Ponto de Troca de Tráfego), estando diretamente ligada ao PTT São Paulo, o que reduz drasticamente o tempo de acesso a qualquer aplicação instalada na estrutura da empresa, por conexões oriundas dos dois estados. O PTT é uma interconexão direta entre as redes tornando o acesso melhor e mais rápido, pois diminui a latência de tempo até ter o acesso aos dados, e também reduz as falhas de conexão e downloads lentos, o que aumenta significativamente a produtividade da empresa.
Com foco em inovação, hoje Mob Telecom possui o primeiro DataCenter Container do país, instalado em Fortaleza (CE). O Smart Shelter Container (SSC), solução que oferece um centro de dados totalmente funcional dentro de um recipiente ISO regular com infra-estrutura completa (Data Center) e complexa totalmente funcional, incluindo refrigeração, proteção de energia, estrutura, proteção contra incêndio, monitoramento, controle de acesso e PUE, uma métrica utilizada para determinar a eficiência energética de um data center,mais baixo.
“Fortaleza é o berço de comunicação de dados no Brasil. Seis dos oito cabos marítimos estão na capital. Por estas e outras razões a Mob Telecom escolheu a capital cearense para sediar o seu primeiro Data Center em container na América Latina, interligando o mundo ao cliente Mob. Um mercado que só cresce como esse pede soluções mais rápidas e inteligentes, o que justifica nossos investimentos e a nova estratégia, de união dos nossos vários negócios”, ressalta Sayde Bayde, sócio-diretor da Mob Telecom.
ArgoHost.net e Mob.Solutions
Em 2003 foi criada a ArgoHost por três jovens estudantes. Já em 2011, foi vendida ao grupo de investidores da Mob Telecom, voltando ao mercado depois de uma restruturação. Em 2015, surgiu a empresa MobCom.Company, liderada por um dos sócios da Mob Telecom, Sayde Bayde, o qual viu a necessidade de oferecer ao cliente soluções de Data Center e Hosting em uma só empresa.
Em 2009 surgiu a Mob Tecnologia que se preparava para receber o primeiro Data Center Container do país. Em 2011 começou a operar com serviços de armazenamento de Dados, um marco para a história da tecnologia no Ceará. Em 2015, seu nome mudou para Mob Solutions e juntamente com a ArgoHost.net formaram a MobCom já citada anteriormente.
Com o crescimento da MobCom e a percepção de oferecer links dedicados como complemento de seus serviços para os seus clientes, a MobCom viu a possibilidade de retornar as suas linhas de produtos para a Mob Telecom sempre com o objetivo de ofertar uma gama maior de soluções para os clientes. No final de 2015, os diretores da Mob Telecom, Salim Neto e Vanderson Santana, decidiram junto ao diretor da MobCom, Sayde Bayde, pela fusão das empresas.
- postado por Oswaldo Scaliotti