Contador de árvores derrubadas em tempo real no maior painel de LED da América Latina instalado no Distrito Federal é o ponto alto de série de iniciativas pela região;
Intuito da campanha “O Poder Está nas Nossas Mãos” é promover conhecimento público sobre desmatamento, bem como questionar autoridades políticas e candidatos sobre ações pela conservação e regeneração da floresta.
A partir de segunda-feira (5), Dia da Amazônia, um contador de árvores derrubadas em tempo real na região amazônica passa a fazer parte do dia a dia de Brasília. A ação inédita marca uma série de iniciativas da Natura pela mobilização social em defesa da floresta em pé que integra a nova campanha “O Poder Está nas Nossas Mãos”. O local escolhido para a intervenção é o telão gigante do Conic, referência no “coração” da capital do Brasil. Diariamente, imagens e dados serão exibidos nos mais de 1.060m² do maior painel digital da América Latina, trazendo ao público conteúdos relacionados à conservação e regeneração da Amazônia, refletidos a partir da plataforma on-line PlenaMata, criada por Natura, Mapbiomas, Infoamazonia e Hacklab. As ações da Natura tiveram início em 28 de agosto, com o lançamento do perfil @AmazoniaViva, no Twitter, que chama a atenção para o aumento do desmatamento.
“A Amazônia viva garante a nossa existência. Hoje, a floresta enfrenta uma corrida contra o tempo e queremos despertar no público esse senso de urgência na tomada de atitudes. Por isso, fazemos essa provocação ao mostrar às pessoas o poder que elas têm nas mãos, por meio de hábitos e escolhas que gerem impacto positivo, apoiando projetos a favor da floresta e também por meio do voto consciente”, enfatiza Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura Brasil.
Mais que chamar atenção para o impacto climático que ameaça o planeta com o desmatamento da Amazônia, a intervenção urbana traz, durante o período eleitoral, questionamentos aos candidatos sobre ações efetivas de combate à degradação da floresta amazônica, além de convidar os eleitores brasileiros a pensarem na importância do seu voto para a proteção do bioma.
Semana da Amazônia pela Natura
A instalação do painel em Brasília integra uma série de ações da campanha O Poder Está nas Nossas Mãos, lançada pela Natura às vésperas da Semana da Amazônia. O movimento é protagonizado por Natura Ekos, linha que deu início à atuação pioneira da empresa na Amazônia há mais de 20 anos. Em conjunto com as comunidades de sua cadeia de valor, a Natura atualmente contribui para conservar 2 milhões de hectares de floresta. Hoje, fazem parte da sua rede 40 comunidades, totalizando 8.155 famílias agroextrativistas, em um modelo de negócios que já movimentou 2,55 bilhões de reais em volume de negócios na região. Até o momento, foram desenvolvidos 41 bioativos da sociobiodiversidade adquiridos de 85 cadeias de fornecimento, entendendo e respeitando os limites da floresta e o modo de vida local.
A campanha tem como proposta lembrar a sociedade de que, por meio do consumo consciente, da mobilização social e do engajamento político, ainda dá tempo de regenerar a Amazônia. Assinada pela agência Africa, a campanha busca sensibilizar o público também por meio de filmes na TV aberta, além de peças nas redes sociais.
“O passo corajoso que a Natura dá com esse conjunto de ações representa uma evolução da postura de engajamento público que sempre fez parte história da companhia. Estamos presentes há mais de 20 anos na Amazônia e, ao longo das últimas décadas, nos envolvemos diretamente com causas socioambientais, seja por meio de nosso modelo de negócio ou participando de debates para a construção de políticas públicas. Isso está no DNA de nossa operação, bem como, na forma como interagimos com a sociedade”, completa o executivo.
@AmazoniaViva para engajar
Para ampliar as conversas sobre o tema e convidar o público à ação, a Natura lançou o perfil @AmazoniaViva. Trata-se de um espaço aberto de debate para todas as pessoas que buscam se engajar em prol da Amazônia, incluindo ativistas, lideranças amazônidas, especialistas e profissionais que atuam pela conservação do bioma. Criada e implementada pelas agências Africa e Apply, a conta busca ser para os seguidores uma fonte confiável de informação e ação responsável pela defesa da região. Parte do conteúdo compartilhado nos tweets será baseado em dados do PlenaMata, que acompanha em tempo real o desmatamento na Amazônia.
Mobilização social pela floresta em pé
Recentemente, o PlenaMata passou por uma transformação para se tornar uma plataforma global de engajamento, agora também disponível em espanhol e inglês. Além do já conhecido contador de árvores derrubadas, entre as novidades do site encontram-se reportagens, web séries, glossário técnico, e iniciativas de mobilização social, como campanhas e petições. Uma delas é o projeto de lei de iniciativa popular “Amazônia de Pé”, encabeçada pela ONG Nossas em parceria com lideranças locais, cientistas e especialistas em Amazônia de todo o Brasil. O projeto prevê destinar 57 milhões de hectares de florestas públicas na região para a sobrevivência do bioma e a segurança de povos originários, ribeirinhos, quilombolas e pequenos produtores extrativistas.
O desafio é arrecadar 1,5 milhão de assinaturas até 2023. Para somar esforços, a Natura está mobilizando a sua rede de parceiros, consumidores, colaboradores e consultoras de beleza a agir positivamente pela Amazônia e engajá-los na coleta de assinaturas em diversos pontos de contato da marca com o público, incluindo lojas físicas, escritórios e eventos.
O novo PlenaMata também faz parte das diversas ações que unem experiências sensoriais, engajamento social e impacto positivo em prol da Amazônia que a Natura levará ao Rock in Rio 2022. Durante os sete dias do maior festival de música e entretenimento do mundo, o público será convidado a conhecer a plataforma PlenaMata nas proximidades das três instalações da marca na Cidade do Rock: Nave, Portal e Loja Pop Up.
Além disso, aqueles que visitarem os espaços da Natura poderão se inscrever para fazer parte da Rede Amazônia Viva, uma comunidade democrática engajada na conservação da floresta que busca conectar pessoas de dentro e de fora da Amazônia para troca de conhecimentos, participação em debates e campanhas pela floresta em pé e a proteção de seus povos. A Rede também inclui consultoras de beleza Natura, colaboradores do grupo Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), especialistas, influenciadores e novas lideranças. Para fazer parte, o público pode se cadastrar neste link.
A Amazônia no Rock in Rio
Se com a Semana da Amazônia a Natura chama a sociedade à ação, no seu retorno ao Rock in Rio a marca faz um convite para que mais pessoas se encantem e se engajem pela Amazônia Viva. Por isso, em todas as experiências da Natura no festival, o público poderá se encantar com o vasto universo multicultural da região.
Uma das atrações de destaque é a NAVE, atração cocriada entre o Rock in Rio e a Natura. Após a colaboração inédita em 2019, a NAVE volta à Cidade do Rock para mostrar uma Amazônia que fala em primeira pessoa, que é plural, feminina, contemporânea, ancestral e periférica, e que transborda arte e cultura. A experiência multissensorial de 360 graus tem a participação de mais de 40 criativos amazônidas, com direção da artista visual paraense Roberta Carvalho, cenografia da artista carioca Daniela Thomas, argumento da contadora de histórias acreana Karla Martins e direção musical da cantora e multiartista paraense Aíla.
Também fazem parte das experiências o Portal Natura, um espaço concebido pelo arquiteto Marko Brajovic que promove uma experiência sinestésica sobre a Amazônia em diversas dimensões, e a Loja Pop Up Natura, onde os visitantes poderão experimentar os produtos da marca.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Natura e Rock In Rio
Natura e Rock in Rio novamente unem forças por um mundo mais bonito. Após uma colaboração inédita em 2019 para a concepção da “Nave – Nosso Futuro É Agora”, a experiência sensorial, agora inspirada na Amazônia, retorna para a Cidade do Rock. As marcas garantem um espetáculo que convida o público a conhecer, se encantar e se engajar por uma Amazônia pulsante, rica e inspiradora. Uma Amazônia que transborda vida e não cabe mais em si. Ao reafirmar a parceria com o Rock in Rio, a Natura dá luz à causa Amazônia Viva, que reforça seu compromisso com a região amazônica há mais de 20 anos. Outras novidades sobre as ações da marca no festival serão divulgadas em breve.