O mecanismo vai facilitar o gerenciamento de coleta de resíduos sólidos
Um aplicativo totalmente sustentado de forma colaborativa deve pôr fim ao descarte irregular e pontos de lixo da Avenida Monsenhor Tabosa. Os lojistas e os moradores das comunidades da região poderão a partir de agora utilizar o “Recicla Fácil” que vai auxiliar no processo de gerenciamento da coleta. O mecanismo que está disponível para o sistema IOS e Android faz parte do projeto-piloto do Ecopolo desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Associação de Lojistas da Av. Monsenhor Tabosa (Almont).
“Temos uma parceria muito forte com o poder público e isso tem nos auxiliado na boa conservação da via. Trazer esse projeto para Avenida vai nos ajudar a solucionar o problema do lixo, já que algumas vezes a região é vítima de descarte irregular de resíduos. Através desse aplicativo todos os lojistas e moradores das comunidades próximas estarão conectados a um objetivo: manter a avenida mais querida do Brasil ainda mais linda!”, diz Márcia Sérgia, presidente da entidade.
Vale destacar que a Avenida Monsenhor Tabosa possui 232 lojas em funcionamento e gera mais de 600 empregos diretos. O projeto-piloto funcionará no trecho entre a Avenida Dom Manuel e a Rua João Cordeiro. Serão realizadas ações específicas divididas em três eixos. No primeiro eixo, o cidadão solicita a coleta seletiva de recicláveis para o endereço desejado e em seguida recebe a visita agendada do coletador credenciado com o apoio de bicicletas. Dando seguimento, no segundo eixo, após coletar o material, o coletador credenciado, que faz parte da Socrelp (a primeira Franquia Social do sistema) fará o descarte adequado dos materiais recicláveis na própria instituição.
O terceiro eixo tem como foco todos os lojistas atuantes no comércio da Avenida Monsenhor Tabosa, que farão a logística reversa de seus resíduos. Isso quer dizer que serão responsáveis por destinar seus resíduos recicláveis para o Ecoponto do Centro, localizado na Avenida Alberto Nepomuceno, esquina com Travessa Icó, ou para a Socrelp, sendo os dois equipamentos responsáveis pelo descarte correto de resíduos recicláveis do Ecopolo da Monsenhor Tabosa.
Para incentivar a utilização do aplicativo, a Prefeitura de Fortaleza vai presentar o cidadão que realizar o maior número de pedidos. Tudo com a intenção de construir uma cidade mais limpa e um meio ambiente sustentável.
- postado por Oswaldo Scaliotti