O movimento Limpa Brasil – Let’s do it! (www.limpabrasil.net) chega novamente a Fortaleza e realiza diversas ações de limpeza e conscientização no mês de setembro. O movimento de mobilização social começou no Brasil em 2010 e já passou por 22 cidades. No dia 16 de setembro (quarta-feira) acontecerá uma palestra ministrada por um dos co-fundadores do Movimento no Brasil, Tião Santos, protagonista do Documentário Lixo Extraordinário do Vik Muniz que foi indicado ao Oscar em 2011, às 9 horas, no Auditório da Cearáportos, no Pecém. O encontro tem o objetivo de propor um acordo de gestão de resíduos sólidos para 20 empresas do pólo do Pecém. A iniciativa tem parceria do movimento Limpa Brasil com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e o Governo do Estado do Ceará.
O projeto conta com a cooperação da UNESCO no Brasil, Ministério da Educação, apoio do Ministério do Meio Ambiente e das prefeituras municipais, e pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. Com várias ações programadas já para setembro, o projeto segue até dezembro repleto de atividades, shows e palestras.
Sobre o Tião Santos
Aos 19 anos, foi eleito presidente do conselho fiscal da entidade. Cinco anos depois, torna-se vice-presidente executivo. E, aos 25 anos, funda a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG). Em 2010, a história dos catadores de Gramacho foi parar no cinema, retratada no documentário “Lixo Extraordinário”, do qual Tião Santos foi protagonista, com a participação do artista plástico Vik Muniz. Em 2011, “Lixo Extraordinário” concorreu ao Oscar e Tião participa da cerimônia, ao lado de Vick Muniz. O quadro que ilustra o material de divulgação, feito por Vick com material reciclado é vendido em Nova York e a renda é revertida para os catadores de Gramacho.
Em função da repercussão nacional e mundial do filme, Tião tem contado sua história e a dos catadores em vários estados brasileiros e no exterior, através de palestras em escolas, universidades e empresas, dentre elas destacam-se palestras em palestras em Harvard e Yale, nos EUA, consultoria para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Projeto de Erradicação dos Lixões no Brasil e na América Latina – apoiado pela Fundação Clinton. “Onde existia fim, eu vi um começo” – Tião Santos. Foi um dos co-fundadores do Movimento Limpa Brasil Let’s do It! no Brasil exercendo atualmente a função de Articulador Nacional e também presta consultoria através da sua própria empresa 3Rs.
Sobre o Limpa Brasil-Let’s do it!
A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.
Um exemplo de ação educacional com forte engajamento social foi a campanha “Sou Catador”, desenvolvida especialmente para o movimento, que reuniu vários artistas e formadores de opinião, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Marília Pera, Seu Jorge, Alice Braga, Lenine, Cássio Reis, Darlan Cunha, Marina Person, Didi Wagner e Marisa Orth, além do “embaixador” do Limpa Brasil – Let’s do it!, Tião Santos. Tião é presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, ao lado do artista plástico Vik Muniz.
Realizado desde 2011, o programa, que atualmente funciona aliado a um ambicioso projeto de educação ambiental, já visitou 22 cidades brasileiras e envolveu mais de 180 mil voluntários. Recolheu cerca de 3 mil toneladas de material reciclável que foram doados às cooperativas de materiais recicláveis, gerando trabalho e renda para milhares de famílias.
· Limpeza da Praia do Futuro
Quando: dia 19 de setembro (sábado)
Horário: a partir das 7h30
Local: da barraca Cuca Legal, na Praia do Futuro, seguindo até a barraca Terra do Sol.