Acontece, neste sábado, a partir das 16 horas, o evento #CulturalOcupaCasaFreiTito para mobilizar outras organizações populares na luta pela revitalização do espaço
Mais de 10 movimentos sociais e religiosos sensíveis à preservação da Casa de Frei Tito decidiram ocupar o espaço físico patrimonial de forma definitiva. Eles exigem do proprietário do imóvel e da Prefeitura de Fortaleza a recuperação e manutenção para colocar a Casa como espaço de visitação, com o memorial da vida de Frei Tito.
Acontece, neste sábado (11/08), a partir das 16 horas, o evento #CulturalOcupaCasaFreiTito para mobilizar outras organizações populares, artistas, mídias e entoar, a partir da arte, o grito de resistência e de luta pela preservação da Casa Frei Tito.
Patrimônio histórico
A história arquitetônica patrimonial da Cidade não pode ser abandonada, como está acontecendo com a Casa em que Frei Tito de Alencar Lima nasceu e viveu em sua infância e adolescência, localizada na Rua Rodrigues Junior, 364 – Centro de Fortaleza.
A casa que marca esta fase de sua história foi tombada pelo Decreto Municipal 12843 de 22 de junho de 2011 – Processo 90594/2011, portanto não pode ser demolida e nem vendida, por ser atualmente patrimônio histórico da Cidade, como espaço de memória e inspiração para a continuidade da luta por Justiça.
O tombamento do imóvel onde viveu o cearense Frei Tito foi uma maneira de mostrar respeito à memória do religioso, conhecido por lutar contra a Ditadura Civil Militar, pelo retorno da democracia no Brasil. Naquela época Frei Tito foi submetido aos mais variados tipos de tortura física e psicológica.
Sobre os movimentos
Como forma de perpetuar a resistência e cumprir de fato o respeito a Tito, movimentos sociais e religiosos sensíveis à preservação da Casa de Frei Tito ocuparam, em definitivo, o patrimônio até que a Prefeitura de Fortaleza e o proprietário do imóvel assumam a recuperação e preservação do espaço.
Participam da mobilização os seguintes movimentos:
– Espaço Cultural Frei Tito de Alencar – Escuta;
– Escola Bíblica Frei Tito;
– Ceará no Clima
– Consulta Popular Ceará;
– Grupo Agar;
– Grupo de Mulheres Brilho da Lua;
– Grupo de Mulheres Flor de Mandacaru;
– Pastoral da Juventude Arquidiocese de Fortaleza;
– Pastoral da Juventude Regional Nordeste 1;
– Pastoral da Juventude do Meio Popular da Arquidiocese de Fortaleza;
– Cáritas Arquidiocesana;
– Rede de Médicos Populares;
Serviço:
#CulturalOcupaCasaFreiTito
Local: Casa Frei Tito – Rua Rodrigues Júnior 364, Centro. Fortaleza/CE
Data: 11 de agosto
Horário: 16 horas
Entrevistas: Leonardo Sampaio (85) 98501-0330
Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/927789127409498/