Em parceria com a Renault, construtora apresenta projeto de mobilidade elétrica compartilhada em seus condomínios com energia solar
Buscando sempre soluções inovadoras e sustentáveis para os seus consumidores, a MRV Engenharia, em parceria com a Renault, acaba de anunciar no Salão do Automóvel de São Paulo seu projeto para o desenvolvimento do compartilhamento de carro elétrico em seus empreendimentos, o MRV SIM (Sustentabilidade, Inovação e Mobilidade).
Pioneira na América Latina na instalação de placas fotovoltaicas para a geração de energia solar em condomínios do segmento econômico, o projeto de carro compartilhado, em fase de estudo, é mais uma iniciativa da construtora no uso da energia limpa e inesgotável em seus empreendimentos.
A primeira etapa do estudo de desenvolvimento do projeto MRV SIM deixa disponível dois automóveis Renault Zoe para os moradores dos principais empreendimentos com energia fotovoltaica da construtora, um localizado em Belo Horizonte (MG) e outro em São Paulo (SP). Os veículos serão utilizados de forma compartilhada pelos moradores como uma alternativa aos meios de transporte do dia-a-dia. A gestão do compartilhamento dos carros será feita por meio do aplicativo Renault Mobility, que a marca automotiva também testa pela primeira vez com o público externo no país.
Em sua segunda etapa, o estudo será levado de forma itinerante por diversas cidades do Brasil ao longo de 2019. O Renault Zoe adquirido pela MRV irá rodar pelos principais empreendimentos da construtora que tenham a tecnologia de placas fotovoltaicas, promovendo que a recarga do carro seja realizada de forma sustentável.
O foco destas etapas é colher dados do público e da forma de uso para avaliar questões técnicas e comportamentais de uso, como a experiência dos consumidores com o carro compartilhado. “Obtendo bons resultados, o MRV SIM criará um ciclo sustentável para a mobilidade de nossos consumidores, ou seja, serão carros elétricos abastecidos com energia limpa e renovável, atendendo de forma compartilhada consumidores da classe econômica. Este é o futuro que vislumbramos em pouco tempo dentro da MRV”, explica Rafael Menin, co-presidente da MRV Engenharia.
“A parceria sustentável entre a MRV e a Renault complementa o que a construtora já vem fazendo. Até 2022 todos os nossos lançamentos terão energia fotovoltaica disponíveis para os consumidores, o que impactará mais de 600 mil pessoas. Esse número equivale a população de cidades como: Aracaju, Contagem, Sorocaba e Caxias do Sul, entre diversas outras. É a MRV democratizando a energia limpa”, afirma o executivo.
“A Renault é líder na venda de veículos 100% elétricos no Brasil, com mais de 50% de participação de mercado. Desde 2015 comercializamos veículos elétricos a empresas com projetos de sustentabilidade. Para nós, é um orgulho participar de mais uma iniciativa inovadora envolvendo um veículo de nossa gama zero emissão”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.
A MRV Engenharia
Presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, a MRV Engenharia é hoje a maior construtora residencial da América Latina e líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em seus 39 anos de atividade, além da venda de apartamentos, que somam mais de 300 mil unidades, a companhia se preocupa com a sustentabilidade e inovação de seus projetos, além da qualidade de vida das comunidades vizinhas às suas obras. Prova disso é seu o pioneirismo no país ao oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação e no investimento de mais de meio bilhão de reais em obras de infraestrutura nas regiões onde atua, nos últimos três anos.
Sobre a Renault
Produzindo no Brasil desde 1998, a Renault passa pelo melhor momento de sua história no país em participação de mercado. Neste ano, a marca acumula 8,6% de market share de janeiro a outubro, um recorde. A Renault do Brasil possui quatro unidades industriais instaladas no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, onde opera em três turnos e tem um total de 7.300 colaboradores. Pioneira no segmento de veículo elétricos, a Renault é líder deste mercado no Brasil, com mais de 50% de participação. Os veículos zero emissão da marca circulam em várias cidades, como Curitiba, São Paulo, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Salvador e Fernando de Noronha. O Renault Zoe, disponível à venda para todos os clientes do país, é o veículo elétrico mais comercializado na Europa e tem mais de 100 mil unidades emplacadas em todo o mundo.