Coaching indica que planejamento e uma avaliação de autoconhecimento vai ajudar nesse período de transição
O mercado de trabalho no País, não vive seus melhores momentos, em uma via de mão dupla, muitos perdem empregos enquanto outros, alcançam recolocação profissional. Algumas pessoas buscam oportunidade em sua área de atuação e não conseguem, devido à falta de oportunidade, acabam migrando para ramos diferentes, e outros precisam de ajuda nessa transição de carreira.
O Coaching é a prova disso, no Brasil, essa atividade vem se destacando cada vez mais. Uma pesquisa realizada pela ICF (International Coaching Federation), aponta que no Brasil, tem 4,4 Coaching por milhão de habitante, sendo que a média mundial é 7 por milhão. Esse profissional, é requisitado tanto por organizações empresariais, e indivíduos, em busca de um caminho para acelerar seus processos de desenvolvimento. O Coaching tem sido uma das ferramentas mais utilizada na procura de resultados efetivos.
Segundo Marcos Tito, diretor do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC/Fortaleza), a técnica visa estimular a percepção dos indivíduos sobre vários aspectos durante o treinamento, por meio de vivências práticas, que conjugadas com os objetivos, gera a construção de melhores estratégias para acelerar o crescimento individual e profissional.
Com ajuda certa ele vai ter Foco, desenvolver Metas, e colocá-las em Ação, para assim conseguir alcançar seus Resultados.
Enfrentar o medo é necessário
O receio da crítica de terceiros, ou incerteza do sucesso, são alguns dos motivos que fazem algumas pessoas terem medo de trocar de profissão. Para quem pretende mudar de carreira, é bom salientar que não é uma decisão fácil, porém, não significa que seja uma escolha errada. Fazer um bom planejamento, e uma avaliação de autoconhecimento vai ajudar nesse período de transição. Um curso na área de Coaching é indicado, pois ajuda no aprimoramento das habilidades e competências de cada um.
O indivíduo também pode optar em se especializar na área, e ser um profissional. Após um período de aprendizagem, ele estará apto a aplicar seus conhecimentos de Coaching em pessoas, equipes e organizações, tanto no âmbito profissional como no pessoal.
Conheça alguma área de atuação do Coaching:
- Coaching de carreira;
- Coaching pessoal;
- Coaching de liderança;
- Coaching de negócios;
- Coaching de executivo;
- Coaching esportivo;
- Coaching de Empresa / Business Coaching;
- Life Coach.
Sobre Marcos Tito
Diretor Regional do Instituto Brasileiro de Coaching e detendor das operações nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe. Tito também compõe a seleta equipe de Trainers do Professional & Self Coaching, a maior formação em Coaching do Brasil. Administrador e Pós-Graduado em Psicologia Positiva aplicada ao Coaching. Possui certificações internacionais por renomadas instituições como: Global Coaching Community, Behavioral Coaching Institute, Metaforum International.
Consultor empresarial desde 2001, implantou ISO 9001 em dezenas de empresas. Auditor Líder (Lead Assessor) em Sistemas de gestão da Qualidade da série ISO 9000 pela ATSG do Rio Grande do Sul.
- postado por Oswaldo Scaliotti