Além das aulas práticas, os alunos terão um fotopasseio para praticar tudo o que foi aprendido
Durante dois fins de semana (17 e 18 de fevereio; 03 e 04 de março), os professores Thiago Braga e Igor Grazianno vão ao MFF para um curso de Fotografia Básica. As aulas serão divididas entre expositivas, com exercícios em sala, e externas, de prática fotográfica. Ocorrerá também um momento de contato com programas atuais de edição e manipulação de imagem. O objetivo é introduzir conceitos básicos, com o intuito de promover e fomentar a prática da fotografia e a discussão da imagem.
No total, serão 4 dias de curso, sendo 2 no Museu e outros dois em campo. Aos sábados, serão realizadas atividades em sala. Durante os domingos, os alunos vão acompanhar uma aula de campo técnica e outra autoral. Os participantes irão aos locais definidos, juntamente com os professores, em um ônibus disponibilizado pelo MFF. Podem se inscrever pessoas que tenham interesse em fotografia, história da arte ou em artes visuais em geral. Para participar, os inscritos devem ter câmera DSLR ou mirrorless com função de modo manual. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a manusear qualquer câmera fotográfica, dos tipos mencionados, no modo manual com facilidade e precisão. Entenderão do comportamento da luz, sua direção e intensidade, e compreenderão a importância do ato fotográfico na contemporaneidade.
Conteúdo programático:
Aula 01: SÁBADO (17/02)
– Tipos de câmera fotográfica
– Elementos de uma câmera fotográfica
– Diafragma e profundidade de Campo
– Função do obturador
– Diafragma vs. obturador vs. ISO
– Balanço do Branco e medição de luz
Aula 02: DOMINGO (18/02)
– Aula de campo (Técnica)
Aula 03: SÁBADO (03/03)
– Análise das imagens
– Composição
Aula 04: DOMINGO (04/03)
– Aula de Campo (Autoral)
Perfil Thiago Braga – Professor e fotógrafo, formado em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde desenvolveu pesquisas sobre estética fotográfica e filosofia da fotografia. Diretor de pesquisa e intercâmbio do Instituto da Fotografia (Ifoto), lecionou no Porto Iracema das Artes, hoje trabalha na Travessa da Imagem e ministra oficina no Museu da Fotografia de Fortaleza.
Perfil Igor Grazianno – Publicitário e especialista em Audiovisual em Meios Digitais pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência profissional em fotojornalismo e no ensino da fotografia. Consultor para diversas instituições públicas, como o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, e também privadas. Participou de publicações como Revista Berro, Revista Olho de Peixe, Aldeota, dentre outras.
Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult) e de Educação do Estado (Seduc) e às Secretarias Municipais da Educação (SME) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
Serviço:
Curso de Fotografia Básica
Dias: 17 e 18 de fevereiro; 03 e 04 de março
Horários: sempre de 13h às 17h
Local de realização dos exercícios e concentração para aula de campo: MFF
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Inscrições: R$150,00 (presenciais, no Museu)
Mais informações: (85) 3017-3661
- postado por Oswaldo Scaliotti