A mostra traz fotografias “pinhole” produzidas por jovens de quatro comunidades da capital
Educação como processo de transformação social. Esse é o lema do projeto Museu na Comunidade, realizado pelo Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), que promove ações educativas fora da estrutura física do equipamento. Jovens entre 6 e 16 anos de idade, de comunidades na Grande Messejana, Serviluz, Vicente Pinzón e Passaré, semanalmente participam de oficinas e capacitações onde aprendem as técnicas de fotografia artesanal com a equipe do educativo do MFF. No início do projeto, eram atendidas cerca de 200 crianças por semana, membros das associações de moradores das comunidades, e no segundo ano de atividades já são atendidas mais de 960 crianças por semana, pois o projeto entrou nas grades curriculares das escolas municipais, como disciplina extra curricular, graças a um diálogo próximo à Secretaria Municipal de Educação (SME).
Em virtude da ampliação do programa, agora há uma equipe exclusiva do MFF para atender o Museu na Comunidade. Ao fim de cada ano, é realizada uma mostra que expõe as obras produzidas pelos jovens atendidos no projeto e, a partir do dia 14 de dezembro, poderemos acompanhar a segunda exposição produzida por eles. O resultado do trabalho é uma acervo com imagens feitas em pinhole, técnica artesanal desenvolvida em dispositivos que não utilizam lentes, que dialogam com a imaginação e criatividade infantil, demonstrando que para o crescimento cultural delas basta incentivo. A curadoria é de Eduardo Queiroz, coordenador do projeto Museu na Comunidade, além de Fernanda Oliveira e outros membros do MFF. É a possibilidade de desenvolver, através da arte, áreas do conhecimento que são menos contempladas nas disciplinas tradicionais, estudadas nas escolas.
Sobre o Museu
Inaugurado em 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
Serviço:
Exposição Museu na Comunidade
Abertura: 14/11
Horário: 14h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Visitação: Gratuita, de quarta-feira a domingo, de 12h às 17h
Mais informações: (85) 3017-3661