O turbante é uma prática cultural da maioria dos países africanos e o seu uso no Oeste da África é mais que moda, é cultura, é forma de comunicação não verbal. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Museu promove, junto com o educativo e Victoire Adjalla, estudante de Jornalismo na UFC, a Oficina de Turbante. A prática abordará sobre o seu uso no continente africano e os modelos, estampas e as diversas maneiras de amarração. É este sábado (16), de 15h às 16h, com 30 vagas. As inscrições são gratuitas, pelo site sympla.com.br. É necessário levar um tecido de algodão grande e de sua escolha. Faixa etária: a partir de 8 anos.
Já no domingo, seguindo as atividades do projeto que exibe os filmes indicados e ganhadores do Oscar de fotografia, o MFF traz, em mais uma edição do Cine Foto, uma comédia romântica. A cidade é Nova York e o ano, o de 1890. Uma conhecida viúva casamenteira viaja para fazer com que um rico comerciante se interesse por sua chapeleira, mas quando ela não se interessa pelo bom partido, ela decide conquistá-lo para si. Para ficar ainda mais confuso, o comerciante pede para que a viúva separe sua sobrinha de um artista, mas a viúva percebe que os dois estão muito apaixonados e, por isso, decide deixá-los juntos. Esse é o Cine Foto deste domingo (17), que apresenta o filme “Hello Dolly” (1970). Quer saber como tudo isso vai acabar? É domingo, 10 de novembro, às 10h. Entrada é franca e sujeita a lotação. Censura livre.
SOBRE O MUSEU
Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.
Serviço:
Oficina de Turbante
Data: 16 de novembro (sábado)
Horário: 15h às 16h
Inscrições: www.sympla.com.br
Cine Foto com o filme “Hello Dolly”
Data: 17 de novembro (domingo)
Horário: 10h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Mais informações: (85) 3017-3661
*Participações gratuitas.