O que é sair pelas ruas para fotografar? Ter uma câmera, ou um celular, e seguir fazendo fotografias… Será que podemos reduzir a fotografia de rua a somente isto, sabendo o resultado do trabalho de grandes mestres como Henri Cartier-Bresson, Elliott Erwitt, Garry Winogrand, Robert Doisneau, Vivian Maier e tantos outros? O livro “A Prática da Fotografia de Rua”, de Glauco Tavares, se propõe a contribuir com uma nova visão sobre o tema: tratar esse segmento como uma linha da fotografia que possui estilo, método, técnica, leis, estudo e muita, muita prática. Ao longo das páginas, o leitor navegará por esse universo para saber o que é a fotografia de rua, o que pode ser considerado rua, todas as leis que regem a fotografia de rua, escolhas de equipamentos e temas, como montar um projeto de fotografia de rua, autorretrato ou selfie, como fotografar pessoas nas ruas e muito mais. O lançamento do livro acontece neste sábado, 25, às 10h30, com entrada gratuita. Para se inscrever, basta acessar o site sympla.com.br.
E para quem deseja receber todas essas dicas acerca da fotografia de rua, praticar os ensinamentos e ouvir a opinião de quem é expert no assunto, o MFF também promove o workshop de mesmo nome do livro, ministrado pelo seu escritor. O curso será realizado no domingo, 26, também gratuito e com inscrições pelo sympla.com.br.
Perfil Glauco Tavares
Atuando na fotografia desde 2007, começou pela documental mas como desdobramento foi para a fotografia de rua. Inúmeras exposições individuais e coletivas: FNAC’s, Shopping Ibirapuera, Mosteiro de São Bento, MASS [Museu de Arte Sacra de Santos] dentre outros locais. Ministrou mais de 70 cursos entre fotografia de rua, digital e com celular. Atualmente, se dedica aos projetos de leitura de portfólio, curadoria para livros e exposições, acompanhamento de projetos e organização de acervos fotográficos.
Sobre o Museu
Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.
SERVIÇO:
Lançamento livro “A Prática da Fotografia de Rua” e workshop
Data lançamento livro: 25/06 (sábado)
Horário: 10h30
Data workshop: 26/06 (domingo)
Horário: 14h às 17h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Mais informações: (85) 3017-3661